Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sarau da Banguela

Texto: Federação de Capoeira Acreana

Será dia 24 de setembro, sábado, às 18h na Praça do Capoeira (canal da maternidade).

Abertura com aula da Maculelê e o aulão será do estilo Miudinho de Capoeira.

Quem ministrará os aulões será o Mestre Arrepiado da Cordão de Ouro - EuSou.

Um pouquinho sobre o Sarau da Banguela...

Aconteceu sábado, dia 27 de agosto, a primeira edição do Sarau da Banguela, promovido pela Federação de Capoeira Acreana (FCA). Com o objetivo de difundir a Capoeira enquanto Patrimônio da Cultura brasileira e de valorizar e confraternizar os grupos locais, o Sarau da Banguela oferece aulas fundamentadas de diferentes estilos. Quem abriu a primeira edição foi o Instrutor Urubu, do Grupo Abadá Capoeira. Com 27 anos de experiência na arte-luta, ministrou uma aula de “Banguela”. Com seu estilo bem peculiar, ginga baixa e muito molejo, fez o salão lotado da Praça do Capoeira, suar e jogar muito. Entre uma seqüência e outra, o instrutor parava para aperfeiçoar os movimentos das seqüências, dando dicas e contando um pouco de suas histórias. Foi realmente uma verdadeira troca de saberes e respeito. Ao final, como não podia deixar de faltar, uma Roda fundamentada no estilo do Toque da Banguela. Roda fechada, movimentos estudados e muita atenção e cuidado com o outro. Fizeram parte do encontro os grupos Cordão de Ouro Eu Sou, Candeias, Acre-Brasil, Aruanda, Besouro Preto Mangangá, Abadá e Mameluco.

O Sarau acontecerá no último sábado de todo mês, na Praça do Capoeira. Tem início às 19h, mas não tem hora para acabar, todos os capoeiristas são bem vindos. Venham e tragam novidades a respeito da Capoeira e de assuntos que fazem parte da nossa cultura. Quem toca algum instrumento e tem vontade de inovar com a percussão da capoeira, o convite está aberto. Queremos também que todas as pessoas tenham acesso a esse Sarau, a Capoeira no Acre está evoluindo muito, já é referência nacional e precisamos desmistificar alguns preconceitos, como a violência e a desunião entre os grupos locais. Quem se interessou não perca a próxima edição, que será dia 24 se setembro. É um encontro de capoeiragem e cidadania.

“Banguela ou benguela é o toque mais lento da Capoeira Regional. O toque de banguela foi criado por Mestre Bimba, era muito utilizado no jogo de principiantes para incentivá-los a soltar o corpo e incorporar a malícia da capoeira. O toque comanda um jogo cadenciado, onde os movimentos são quebrados e fluidamente transformados em outros. Os movimentos são conduzidos mais no chão do que gingando e exigem do capoeirista mais inteligência e malícia.” (Wikipédia)

"A Capoeira tem raízes africanas. Nasceu e foi criada no Brasil, cercada de malandragem e brasilidade. Hoje é reconhecida como Cultura Afro-brasileira, Patrimônio Histórico e Imaterial do Brasil. Quando jovem foi rebelde, mal vista, perseguida, proibida. Na adolescência se desenvolveu, cresceu, se multiplicou, ganhou respeito. O mundo dá voltas e a capoeira ganhou o Mundo. Hoje, mais madura, esta presente em todos os lugares, nos quatro cantos da Terra e tem o orgulho de dizer SOU BRASILEIRA."

Salve a capoeira!

Axé camará!

Federação de Capoeira Acreana

Contato Divulgação:(68) 9977-4990

E-mail: arrepiadocdoacre@gmail.com


Nenhum comentário: