escrito por Giselle Lucena
Terminal Rodoviário de Rio Branco, Praça da Revolução, Restaurante Popular e Praça Povos da Floresta. Estes são alguns dos lugares onde o Grupo Experimental de Teatro Vivarte vai montar o altar d’O Casamento da Filha de Mapinguari. Unido a este cerimonial, quatro mini-oficinas “Cabe na Mala” também serão realizadas naqueles espaços. Com financiamento do Banco da Amazônia, o grupo vai realizar ainda, pesquisas com populações tradicionais residentes em Rio Branco, com vistas a montagens de novos espetáculos.
“As oficinas serão dinâmicas, feitas após as apresentações, promovendo a interação do público. Todas as pessoas que assistirem aos espetáculos poderão participar”, diz Maria Rita, diretora do grupo. No espetáculo, a lendária figura do Mapinguari, habitante e guardião da Floresta Amazônica, quer casar sua única filha, Lua Nova. Para isso, o personagem convida alguns habitantes da fauna amazônica e outros seres mitológicos da floresta para uma grande festa, com o propósito de eleger o pretendente. Na história, macacos, tamanduás, jacarés e tucanos possuem um importante papel de propor uma reflexão sobre a preservação ambiental. Ao todo, serão cinco apresentações realizadas durante o mês de junho, a partir do dia 4.
N’outras fronteiras - O Grupo Vivarte apresentou o espetáculo durante uma turnê no interior do Acre, contemplando os municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, além das aldeias indígenas Kulina e Kaxinawá, com incentivo da FUNARTE, através do Prêmio Artes Cênicas na Rua 2009.
E assim, o grupo dá continuidade aos trabalhos que desenvolve há cerca de dez anos, com foco na valorização das identidades culturais tradicionais da região amazônica, por meio da montagem de espetáculos e realização de oficinas que retratam a cultura e o cotidiano amazônico. “Também focamos o atendimento as populações carentes e excluídas, através da disponibilização, sempre gratuita, de atividades artísticas e culturais”, explica Maria Rita. Para saber mais sobre as atividades do Vivarte, acesse: http://blogdovivarte.blogspot.com/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário