Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fórum Estadual Setorial de Música movimenta segmento durante três dias

Músicos, gestores e público se reuniram para debater a música no Acre


O brasileiro é um povo musical. Mas o que é feito das nossas reflexões e anseios em relação às políticas públicas para a música? Músicos, apreciadores, gestores públicos, empresários e demais interessados neste tema se reuniram entre os dias 26 e 28 de novembro, no Teatro de Arena do SESC, para debater pautas importantes para o segmento e eleger o titular e suplente para a cadeira de música no Conselho Estadual de Cultura, o CONCULTURA.

Foram quatro mesas, onde os assuntos relacionados ao cotidiano dos profissionais da área coordenaram o rumo da discussão. Após a abertura do Fórum, foi assinado pelos representantes da Fundação Garibaldi Brasil, Fundação Elias Mansour, IPHAN/AC, SEBRAE/AC, SESC/AC e SESI/AC, a Carta de Princípios da Rede Acreana de Cultura.

Em seguida, deu-se início ao debate da primeira mesa com a pauta “O Mercado da Música no Acre”. Mediada por Alex Lima, representante do SEBRAE/AC, a mesa reuniu o representante do Coletivo Catraia, Eduardo di Deus, o representante da Cooperativa dos Músicos do Acre, Clenílson Batista e o representante de Estúdio e Sala de Ensaio, Heloy de Castro. As condições de trabalho e o mercado para os músicos acreanos estiveram entre os assuntos abordados tanto pelos presentes.

No segundo dia, três mesas foram formadas: “Educação Musical no Acre”, “Criação e Difusão Musical no Acre” e “A Organização dos Músicos no Acre”. Cada tema se completava, fazendo com que as propostas dos participantes, em sua maioria, abrangessem a todas as temáticas, desde processo criativo a direitos autorais.

No sábado, último dia de Fórum, a missão principal era a eleição dos conselheiros titular e suplente da cadeira de Música no CONCULTURA. Entretanto, foi decidido pelos conselheiros que a eleição ficará para 2010, provavelmente em janeiro, onde dessa forma a participação de conselheiros do interior se dará de maneira mais efetiva. O Fórum Estadual Setorial de Música foi realizado pelo CONCULTURA, com apoio da Fundação Garibaldi Brasil, Fundação Elias Mansour e Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Nenhum comentário: