Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Começa hoje o Seminário “A Historiografia Amazônica em Debate”

Em dois dias, o encontro pretende fortalecer e fomentar as discussões sobre Historiografia Amazônica

De acordo com o Dicionário Aurélio, historiografia é “a arte de escrever a história, ou o estudo histórico e crítico acerca da história ou dos historiadores”. Este conceito remete, de maneira equivocada, que historiografia é exclusiva para historiadores. Geógrafos, cientistas políticos, jornalistas, entre outras profissões também têm a sua parcela de contribuição para a historiografia. Provar o contrário é uma das finalidades do seminário “A Historiografia Amazônica em Debate”, que se inicia hoje, dia 1º de outubro, e se estende até amanhã, dia 02.

Além disso, o seminário visa incentivar a discussão e a escrita da história do Acre e da Amazônia. Durante o evento, mestres e doutores abordarão os temas com ligações entre diversas temáticas e a Historiografia Acreana e Regional. No dia 1º, o seminário começa às 18h, e no dia 02, os trabalhos se iniciam a partir das 8h. O seminário será realizado no Anfiteatro Garibaldi Brasil, localizado na UFAC.

O seminário “A historiografia Amazônica em Debate” é um projeto do Grupo de Pesquisa Gaia e da CâmaJustificarra de Humanidades e Historiografia Acreana do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Rio Branco. O projeto foi aprovado no edital deste ano da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Garibaldi Brasil, com o patrocínio da Uninorte e apoio da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Sobre o Grupo de Pesquisa Gaia

Criado no âmbito da UFAC, a proposta do grupo atrair e estimular seus componentes à realização de estudos que possam se desdobrar em pesquisas aprofundadas nas áreas de Filosofia, Ciências Humanas e Cultura, priorizando a diversificada formação histórica regional, numa perspectiva dialógica e universalista.

Atualmente o GPG é composto de graduados e recém graduados em História e Ciências Sociais, mestrandos e mestres na área de Letras e História e doutores em História. Temos somado esforços cada vez maiores para contribuir com a intensificação e concretização do intercâmbio acadêmico e social, estimulando a participação de professores, estudantes e demais membros da sociedade civil a conferências, mesa-redonda e palestras, referente à História e a Historiografia Regional e Acreana.

Programação
Dia 1 de outubro

18h – Inscrições
19h – Conferência de Abertura com José Ribamar Bessa Freire
20h30 – Debate
21h30 – Cofee Break

Dia 2 de outubro

8h às 12h - “A Tríplice fronteira da Amazônia Ocidental (Brasil, Peru e Bolívia) e Reflexos na Sociedade Contemporânea”. Com José Linhares Ferreira, Maria de Jesus Morais, Marcelo Piedrafita Iglesias e Daniel da Silva Klein

14h às 18h – “A História e a Historiografia Acreana em Perspectivas”. Com Gerson Rodrigues de Albuquerque, Pedro Vicente, Marcos Vinícius Simplício das Neves e Valdir de Oliveira Calixto

Nenhum comentário: