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segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vamos brincar?


texto e foto por Giselle Lucena

Quem disse que brincar não é coisa séria? Alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Acre entendem do assunto. O “Brincando Como Antigamente: Jogos e Brincadeiras Tradicionais” é o projeto desenvolvido por oito acadêmicos através do Programa de Educação Tutorial – PET, do Ministério da Educação, numa realização da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil – FGB.

“O projeto acontece há dois anos e começou com pesquisas entre idosos e crianças”, explica Ramalho Moreira, um dos “petianos”. Segundo ele, os mais velhos se lembraram de como brincavam na infância. “Inclusive, muitos se emocionaram”, conta Moreira. Já os mais novos, falaram sobre as atividades que mais os atraem, como acontecem as brincadeiras e que brinquedos utilizam.

Informações em mãos e dados tabulados, o grupo partiu para a etapa atual do projeto: oficinas de jogos e brincadeiras em parques e centros culturais da cidade. “O objetivo é oportunizar a vivência, fruição e ampliação do repertório de jogos e brincadeiras do nosso universo cultural”, explica a Prof. Dra. Maria do Socorro Craveiro, tutora do projeto. Assim, é proporcionado um espaço onde as crianças desenvolvem a criatividade, cooperação e aprendizagem de valores éticos e necessários para a formação do indivíduo social.

As oficinas acontecem nos Centros Culturais Thaumaturgo Filho, Lydia Hammes e no Parque Capitão Ciríaco as terças e quintas-feiras, das 15h às 17horas; e no Centro Cultural Neném Sombra as segundas e quartas-feiras, também às 15horas.

O que é o PET?

Não é a garrafa de refrigerante ou animais de estimação. O PET é um programa do governo federal que mantém grupos de educação tutorial em cursos de graduação de universidades de todo o Brasil. Esses grupos, chamados de “grupos PET” se orientam, no desenvolvimento de suas atividades, pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A cada ano, é lançado um edital para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica e atendam às necessidades do curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

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