Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Comunicação é cultura

Ou: se não fosse, o que seria então?

Se levarmos em consideração conceitos antropológicos e fundamentos científicos, teremos um apanhado de mensagens significantes apenas para um grupo de emissores e receptores. Outro grupo vai achar que estamos cheio dos leriado, conversando miolo de pote ou de conversa fiada mesmo.


Se levarmos em consideração as pinturas rupestres, as tatuagens, os sinais de fogo e os sons de tambores, teremos informações objetivas, mas que se perdem no tempo e no espaço. Outras que até podem ser guardadas por um período, mas não são nada objetivas.

Se comunicação não fosse cultura, o ser humano não seria uma fonte rica e inesgotável de múltiplos valores, pensamentos, sentimentos, emoções, esforços, vontades, atos, etc. A gente sabe que a comunicação acompanhou e acompanha o homem em sua evolução. Mas o homem evoluiu devido à evolução da comunicação ou é a comunicação evolui à medida que acontece a evolução humana?

Como se pode ver, a comunicação é, assim como a cultura, indissociável da história da humanidade. A comunicação está na pele humana, no seu agir, no seu pensar e fazer, bem como é a cultura. Comunicar-se é um ato cultural. Cultura é comunicar-se.

A história nos conta que um dos fatores que contribuiu para o desenvolvimento da comunicação, foi a expansão capitalista. Com o surgimento do comércio, foi preciso desenvolver a escrita, e assim, surgiu também a sociedade de classes. Na época, o artesão era o grande responsável por fazer aquilo que hoje é obra de uma impressora super-hiper-mega moderna.

Depois da xilogravura, veio a tipografia possibilitando a produção de livros em larga escala. Já era notável o primeiro meio de comunicação de massa. Já era notável o progresso do pensamento humano e a educação popular. Vemos assim, que a era da comunicação não é a de hoje e nem será a de amanhã. Vivemos a era da comunicação desde os primórdios. Mas aí, nesse balaio de gato, entram também questões ideológicas, políticas e financeiras.

Aliás, essas questões econômicas que envolvem a comunicação, estão presentes também na produção cultural. Financiamento da Cultura, mapeamento e fortalecimento das cadeias produtivas, formação dos fazedores culturais e a redução da informalidade do profissional da área são os temas da Oficina Economia da Cultura, que acontece nos dias 11 e 12, a partir das 8horas, no auditório da Biblioteca da Floresta.

Esta será a terceira Oficina de construção do Plano Municipal de Cultura. Discutir cultura é discutir gestão cultural, comunicação e economia também. Entre nessa!

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