Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

domingo, 12 de outubro de 2008

Literatura e Jornalismo

Semana acadêmica de comunicação traz convidado especial para discutir alternativas para o texto jornalístico

Eram obras de Machado de Assis, Monteiro Lobato, Rubem Braga, José de Alencar e de tantos outros grandes nomes da literatura brasileira, que preenchiam os jornais do país no século passado. Hoje, na era em que se preza pela rapidez e objetividade da notícia, onde é possível a transmissão da informação em tempo real para qualquer lugar do mundo, não existe mais tanto espaço para as informações traduzidas em literatura, como na época em que o único recurso para atrair a atenção do leitor era exclusivamente a escrita.

“Jornalismo, literatura e tecnologia: possibilidades ou encrencas? Parcerias ou impossibilidades?” é o tema da palestra que acontece nesta segunda-feira (13), às 19horas, no auditório da Biblioteca da Floresta Marina Silva. A atividade abre a II Semana de Acadêmica de Comunicação – Comunicação: Possibilidades e Desafios, promovida pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Quem ministra é o jornalista, professor e escritor gaúcho, Luiz Gonzaga Capaverde.

Para a acadêmica Daniela Lopes, uma das organizadoras do evento, a palestra promoverá um debate acerca de um dos grandes desafios do jornalista contemporâneo: o equilíbrio entre a notícia e a arte da literatura. “Vivemos a ‘ditadura do lead’, que nos impede de trabalhar nossas matérias com mais liberdade, a vinda do Capaverde servirá para mostrar quão delicioso pode ser o jornalismo”. Daniela acredita que embora seja pouco praticado, o jornalismo literário desponta como uma das grandes possibilidades que o jornalista tem de se transformar em um profissional melhor.

SOBRE O CONVIDADO: Ele é graduado em Jornalismo na Unisinos (RS), tem pós-graduação em Estilo Jornalismo (PUC-RS) e em Semiótica (Unisinos); e mestrado em Filosofia (Unisinos). Trabalhou nos principais veículos do país, como o Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, a Agência Brasil/Radiobrás (RS) e RBS TV/Rede Globo (RS). Como repórter free-lance, publicou trabalhos nas Revistas Playboy, Quatro Rodas, Marie Claire, Isto É, Gazeta Mercantil, entre outros. E, há mais de 20 anos, é professor universitário.

SEACOM – A II Seacom será realizada no período de 13 a 17 de outubro. Na terça-feira (14), acontece uma mesa redonda com Francisco Dandão (Iesacre/Uninorte/Ufac), Pascoal Gemaque (Iesacre/Uninorte e Cia. de Selva) e Marcos Vinícius (Historiador e Presidente da Fundação Municipal de Cultura), que vão discutir o tema central da Semana: Comunicação: Possibilidades e Desafios.

Na quarta e quinta-feira, 12 oficinas serão realizadas a partir das 19horas na Ufac, envolvendo as mais diversas áreas da comunicação. Na quinta-feira, a partir das 18horas, os alunos do 7º período do curso ministrarão a mini-oficina: “Que jornalista eu quero ser?”, para alunos do ensino médio.

A programação finaliza na sexta feira (17) com a palestra “Convergência de Mídias Digitais”, ministrada pelo Prof. Esp. Gelson Antônio Barbosa (Fadep - Pato Branco-PR). A II Semana de Comunicação da Ufac conta com a parceria do Sinjac, com apoio do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Garibaldi Brasil. Mais informações: http://seacomufac.blogspot.com/.

Nenhum comentário: