Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Folclore

Personagens e lendas amazônicas em atividades culturais a partir de quarta-feira

Caboclinho da Mata, Boto, Mãe da Mata e tantos outros personagens da cultura popular da Amazônia estarão presentes na programação que festeja a Semana do Folclore.

As atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil e Sesc vão acontecer no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, localizado no Conjunto Manuel Julião e no Parque Capitão Ciríaco, de quarta (20) à sexta-feira (22).


O público alvo são alunos do Ensino Médio e Fundamental de escolas próximas a estes espaços culturais. As demais escolas que tiverem interesse em levar seus alunos devem entrar em contato com a coordenação do Parque Capitão Ciríaco, por meio do telefone: 32242503, e falar com Priscila Cordeiro.

“De qualquer forma, os espaços estarão abertos para receber todo e qualquer interessado em conhecer e discutir o nosso folclore”, explica Priscila, coordenadora do parque.

O que vai ter?

As atividades começam na quarta-feira (20), com contação de histórias sobre lendas e personagens de folclore da Amazônia, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, das 8h às 11horas.

No espaço, ficará disponível uma exposição sobre o Folclore Acreano, produzida pelo Sesc. À noite, das 19h às 21horas, tem roda de conversa com a professora Robélia Fernandes, sobre seu livro “Boquinha da Noite”, ainda no Thaumaturgo Filho.

Na quinta-feira (21), os cinéfilos de plantão serão os contemplados. O Cinema no Parque, que acontece às 15horas no Parque Capitão Ciríaco, vai exibir filmes com a temática da semana.

A programação finaliza na sexta-feira (22), com atividades no Parque Capitão Ciríaco. Das 8h às 11horas e das 14h às 18horas, fica disponível a exposição do Sesc sobre o Folclore Acreano.

Durante o dia, haverá apresentações de quadrilhas, carimbó, capoeira e participação d´As Pastorinhas e do cordelista e repentista Cícero Franca, além de contação de histórias com Vanessa Oliveira e Renata Sales.


A DATA - O Dia do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. O conjunto de todas as tradições, lendas e crenças formam o folclore.

Ele pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade, vestimenta, entre outros. Assim, o Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive e conhecer a sua história.

Nenhum comentário: