Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Folclore

Personagens e lendas amazônicas em atividades culturais a partir de quarta-feira

Caboclinho da Mata, Boto, Mãe da Mata e tantos outros personagens da cultura popular da Amazônia estarão presentes na programação que festeja a Semana do Folclore.

As atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil e Sesc vão acontecer no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, localizado no Conjunto Manuel Julião e no Parque Capitão Ciríaco, de quarta (20) à sexta-feira (22).


O público alvo são alunos do Ensino Médio e Fundamental de escolas próximas a estes espaços culturais. As demais escolas que tiverem interesse em levar seus alunos devem entrar em contato com a coordenação do Parque Capitão Ciríaco, por meio do telefone: 32242503, e falar com Priscila Cordeiro.

“De qualquer forma, os espaços estarão abertos para receber todo e qualquer interessado em conhecer e discutir o nosso folclore”, explica Priscila, coordenadora do parque.

O que vai ter?

As atividades começam na quarta-feira (20), com contação de histórias sobre lendas e personagens de folclore da Amazônia, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, das 8h às 11horas.

No espaço, ficará disponível uma exposição sobre o Folclore Acreano, produzida pelo Sesc. À noite, das 19h às 21horas, tem roda de conversa com a professora Robélia Fernandes, sobre seu livro “Boquinha da Noite”, ainda no Thaumaturgo Filho.

Na quinta-feira (21), os cinéfilos de plantão serão os contemplados. O Cinema no Parque, que acontece às 15horas no Parque Capitão Ciríaco, vai exibir filmes com a temática da semana.

A programação finaliza na sexta-feira (22), com atividades no Parque Capitão Ciríaco. Das 8h às 11horas e das 14h às 18horas, fica disponível a exposição do Sesc sobre o Folclore Acreano.

Durante o dia, haverá apresentações de quadrilhas, carimbó, capoeira e participação d´As Pastorinhas e do cordelista e repentista Cícero Franca, além de contação de histórias com Vanessa Oliveira e Renata Sales.


A DATA - O Dia do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. O conjunto de todas as tradições, lendas e crenças formam o folclore.

Ele pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade, vestimenta, entre outros. Assim, o Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive e conhecer a sua história.

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-socráticos e pós-socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com