Em homenagem às inúmeras formas de literatura, a Fundação Garibaldi Brasil realiza especiais temáticos dentro da Feira do Sebo. Alguns estilos já foram celebrados, como a cultura japonesa e suas histórias em quadrinhos. Neste sábado (23), a partir das 17h, no calçadão do Mercado Velho, é a vez da literatura de Cordel.
O evento contará com aproximadamente 300 livros entre cordéis e outros gêneros literários, além do acervo de cordéis da Banca do Pelé, apresentação de repente e cordel com Cícero Franca e contação de histórias em formato de cordel pela atriz Daniele Rodrigues. Os cordéis estarão disponíveis em seu formato típico: em varais, mantendo assim uma das características que batizou o estilo.
O repentista Cícero Franca apresentará alguns de seus cordéis na Feira do Sebo
“Quando falamos em literatura, o Cordel atinge lugares que os demais gêneros literários nunca atingiram. É mais acessível ao público. É como um conto-de-fadas do povo do interior”, explica Tânia Oliveira, coordenadora do Programa de Leitura da FGB.
Literatura de Cordel
Originado na forma oral e posteriormente impressa em folhetos rústicos ou em papel de pouca qualidade, o cordel é um tipo de poesia popular. Em geral, esses poemas eram pendurados para comercialização em varais de corda. Desta forma, esse tipo de texto foi batizado em Portugal de “cordel”.
No Brasil, o gênero se tornou característico na região Nordeste. Entretanto, a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes.
Os textos têm como características a sua forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravura, também usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos.
Mais especiais na Feira do Sebo estão programados, sempre nos últimos sábados de cada mês. Maiores informações através dos telefones 3224-2503 e 3224-0269.
Um comentário:
Olá, bom dia, sou Márcio Bezerra e enviei por email os textos para a Fundação sobre o concurso de literatura, mas não tive resposta do recebimento, enviei também o da Josiane Costa, peço que me confirmem se receberam...
abraços..
Postar um comentário