Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Cordel é destaque na Feira do Sebo

O calçadão do Mercado Velho vai receber homenagem à literatura popular

Em homenagem às inúmeras formas de literatura, a Fundação Garibaldi Brasil realiza especiais temáticos dentro da Feira do Sebo. Alguns estilos já foram celebrados, como a cultura japonesa e suas histórias em quadrinhos. Neste sábado (23), a partir das 17h, no calçadão do Mercado Velho, é a vez da literatura de Cordel.

O evento contará com aproximadamente 300 livros entre cordéis e outros gêneros literários, além do acervo de cordéis da Banca do Pelé, apresentação de repente e cordel com Cícero Franca e contação de histórias em formato de cordel pela atriz Daniele Rodrigues. Os cordéis estarão disponíveis em seu formato típico: em varais, mantendo assim uma das características que batizou o estilo.

O repentista Cícero Franca apresentará alguns de seus cordéis na Feira do Sebo

“Quando falamos em literatura, o Cordel atinge lugares que os demais gêneros literários nunca atingiram. É mais acessível ao público. É como um conto-de-fadas do povo do interior”, explica Tânia Oliveira, coordenadora do Programa de Leitura da FGB.

Literatura de Cordel

Originado na forma oral e posteriormente impressa em folhetos rústicos ou em papel de pouca qualidade, o cordel é um tipo de poesia popular. Em geral, esses poemas eram pendurados para comercialização em varais de corda. Desta forma, esse tipo de texto foi batizado em Portugal de “cordel”.

No Brasil, o gênero se tornou característico na região Nordeste. Entretanto, a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes.

Os textos têm como características a sua forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravura, também usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos.

É comum que os autores ou cordelistas, recitem esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Mais especiais na Feira do Sebo estão programados, sempre nos últimos sábados de cada mês. Maiores informações através dos telefones 3224-2503 e 3224-0269.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, bom dia, sou Márcio Bezerra e enviei por email os textos para a Fundação sobre o concurso de literatura, mas não tive resposta do recebimento, enviei também o da Josiane Costa, peço que me confirmem se receberam...

abraços..