Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 25 de julho de 2008

O tempo passa, o tempo voa...

Ou: a inspiração tem hora?

Minha gente, vamos apressar nossos trabalhos. O tempo urge, pois! Prazos? Ah, é verdade que é tão difícil cumpri-los, quanto mais se tratando de arte, de esporte, de história. Mas por que é tão complicado? Nós temos o tempo para pensar e armar, montar nossa jogada, organizar nossas estratégias, fazer as contagens e executar nossos planos. Por que, certas vezes, dá errado?

Eu realmente queria ter uma resposta e justificar, matematicamente, por que a lista dos projetos aprovados nos primeiros Editais do Fundo Municipal de Cultura ainda não foi divulgada; por que a avaliação ainda não terminou e já extrapolou o prazo definido; por que ainda não temos nada concreto quanto à reestruturação da Fundação Municipal de Cultura e quanto à revisão de Lei de Incentivo à Cultura de Rio Branco. Por quê? Por quê?? Por quê???

Antes: Penitenciária Presidente Vicente Ráo - 1930

A inspiração tem hora? Uma arte surge do nada? Uma boa estratégia para um jogo aparece assim, naturalmente no meio da jogada? É, pode ser. Há casos e casos e isso aqui já está ficando amplo e geral demais. É que eu também preciso cumprir um prazo.

Todas as quintas-feiras, até determinada hora, um artigo sobre política cultural – na verdade sobre qualquer coisa – deve estar pronto. E você acha que é fácil escrever sobre qualquer coisa e relacioná-la com cultura? Pois é.

Bem, pode ser fácil no primeiro, no segundo, no terceiro e até o décimo artigo. Mas quando já se passou do trigésimo texto, a coisa parece complicar. Dizem que com a prática se ganha experiência, o que não é mentira. Mas os assuntos parecem que vão ficando escassos e ninguém quer se tornar repetitivo.

A gente sempre espera pelo novo, pelo diferente, pelo inédito. Mas com o transcorrer das horas, corremos o risco de que as coisas fiquem velhas, desbotadas e sem graça, o que tem lá o seu encanto se chamarmos de retrô, arte antiga, clássica, tradicional.

É, já dizia alguém por aí: uma palavra muda tudo. E então, chega uma hora em que, ou a gente rejuvenesce e se moderniza ou assume uma postura de clássico. Não sei bem o que isso tem a ver com os nossos trabalhos atrasados, mas o importante é que na próxima terça-feira (29) vai ter reunião da Plenária do II Fórum Setorial de Cultura, às 18horas, no Auditório do Sebrae – Centro.

Hoje: Sede da Prefeitura Municipal de Rio Branco, no centro da cidade

Vamos discutir os próximos editais do Fundo Municipal de Cultura; eleger suplentes da Comissão Executiva; definir o processo de elaboração do Regimento Interno e do Plano Municipal de Cultura; além, enfim, de deliberar – de uma vez por todas, por favor - sobre o cronograma de trabalho das comissões provisórias (referentes à reestruturação da FGB, à revisão de Lei de Incentivo; à produção da proposta de Sistema Municipal de Esporte e à revisão dos projetos apresentados aos Editais do Fundo Municipal).

Eita, quanto trabalho! Compareça, participe deste encontro e seja uma força a mais para lutar contra esse relógio que tanto apressa nossos sonhos, vontades, desejos e quase dificulta as nossas conquistas. Mas que nunca, nunquinha, never, jamais, vai substituir os nossos objetivos de promover ações de cultura mais justas, participativas e democráticas!

Nenhum comentário: