A sociedade civil de Rio Branco já pode ter acesso à lista dos primeiros projetos aprovados nos Editais do Fundo Municipal de Cultura. O documento com os nomes contemplados foi publicado em alguns jornais de domingo e está disponível no site www.riobranco.ac.gov.br e neste blog.
O Fundo Municipal de Cultura é um instrumento de financiamento das políticas públicas municipais nas áreas de Artes, Esportes e Patrimônio Cultural, previsto na Lei do Sistema Municipal de Cultura.
A finalidade é democratizar o acesso aos recursos disponíveis por meio de editais que são definidos pela sociedade civil durante as reuniões do Conselho Municipal de Cultura, efetivando assim, a transparência no processo de apoio cultural.
Projeto "Rio Branco de Bolso" vai divulgar pontos turísticos da cidade
Para o edital de Formação, foram apresentados 26 projetos e 14 foram aprovados. No de Produção e Circulação, um total de 28 concorreram e 11 foram contemplados. Ações na área de turismo, audiovisual, artes cênicas, música, culturas urbanas, jornalismo, artesanato, arte-educação, culturas populares, movimentos sociais, entre outros serão desenvolvidas.
Mais oportunidades
Um dos exemplos de projetos contemplados é o do acadêmico de jornalismo Jerônymo Artur, com foco na qualificação profissional ele aprovou o “Oficina de Jornalismo Cultural”. “Será uma forma de capacitar jornalistas e os estudantes para atuar na área”, explica ele.
Em Produção e Circulação, foi contemplado o “Rio Branco de Bolso”, proposto pelo turismólogo Diego Oliveira Rebouças. O projeto prevê a criação de folders com informações turística da cidade. “Será um grande passo na área do turismo em Rio Branco”, diz.
O artista plástico Adão Segundo, mais conhecido como Babu, vai inserir duas comunidades periféricas de Rio Branco no seu projeto chamado “Reflexos”, aprovado no edital de Produção e Circulação. “Estou muito feliz com essa aprovação. Faz tempo que tenho vontade de realizá-lo, porém com dificuldades como a burocracia, eu já não tinha mais expectativas. Mas agora, estou satisfeito”.
Como ter acesso ao recurso?
O Fundo Municipal de Cultura é de natureza contábil especial. Como conseqüência, é uma forma de apoio mais direta, sendo possível agilizar o acesso ao financiamento e a execução dos projetos. Ao contrário do que acontece na Lei Municipal de Cultura, os contemplados não precisam buscar patrocínios e efetuar a troca de bônus.
Você que teve projeto aprovado deve comparecer em qualquer Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, com documentos pessoais em mãos (RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de conta corrente e número do PIS/PASEP ou NIT), e fazer o seu cadastro de credor municipal.
Depois, vá até a Fundação Garibaldi Brasil e informe ao setor financeiro os seus dados. O dinheiro será depositado na sua conta corrente (que pode ser de qualquer banco). Em até 15 dias, as verbas do Fundo Municipal de Cultura estarão disponíveis.
Prestação de Contas - Uma outra etapa importante é a prestação de contas que deve ser feita em até 30 dias após o prazo de execução do projeto. Para isso, o responsável deve produzir relatórios de execução, de mídia e divulgação, relatório fotográfico, além de apresentar também a comprovação dos gastos. Para mais informações, confira o anexo 7 dos editais, também disponibilizado no blog Cultura RB.
Movimentos culturais deliberam sobre editais durante plenária
NOVOS EDITAIS
O recurso disponível para o Fundo Municipal de Cultura em 2008 é de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), que deve ser disponibilizado por meio de vários editais a serem lançados durante o ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário