Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sábado, 1 de dezembro de 2007

Um presente para o futuro

Ou: Rio Branco faz aniversário

... E a capital acreana vai completar 125 anos. Um presente foi garantido na quinta-feira (29), pela Câmara de Vereadores: resultados positivos em relação ao projeto de Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura, construído durante os Fóruns Municipais e a I Conferência de Cultura de Rio Branco.

Vai ser um presente para todos nós. Todos nós que dedicamos tanto tempo a este debate; que estudamos as propostas, as experiências nos outros municípios; que trocamos a volta pra casa depois de um dia de trabalho, pelo exercício de cidadania, para fazer parte da plenária, levantar o braço em algum fórum e contribuir com a construção desse diálogo, dessa democracia, dessas novas formas de administrar a cultura na nossa cidade.


Vai ser um presente para o Seu Aldenor, o seringueiro que coordena a Marujada; para a Dona Guajarina, que cuida das Pastorinhas; para a Mãe Laura, que realiza projeto de dança afro-descendente; vai ser um presente para mim, que aqui escrevo, para você que aí lê; para o grupo que está nesse momento ensaiando para lançar a nova temporada de apresentação do seu espetáculo; para o atleta que deve estar no corre-corre não do seu treino, mas para o apoio que custeie o seu preparo.

Vai ser um presente para tantos que nem sabem. E vai ser um daqueles presentes eternos. Não daqueles de porcelana, que ficam de enfeite na estante. Mas daqueles que a gente leva pra onde a gente for. Não daqueles que ficam esquecidos na bolsa ou na gaveta. Mas que a gente usa, sente o gosto e não tem medo de dividir. Porque é um presente infinito, que não tem prazo de validade.

Vai ser um presente que, conforme o tempo passe, a gente vai poder usufruir mais e mais. A gente não vai ver a cor dele logo depois que abrir o pacote de embrulho. Muito menos quando colocarmos a bateria e puxarmos a cordinha. Vamos provar dele ao longo do ano, da história, da nossa vivência, da nossa atuação.

Ah, tem mais, ganharemos não só um presente, mas dois: É que seguindo a recomendação da Procuradoria Jurídica, apresentamos dois projetos de Lei: um do Sistema Municipal de Cultura, com três mecanismos de gestão que todos já conhecem – Cadastro Cultural, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais -, e outro da Lei do Patrimônio Cultural.

O importante depois disso, é cuidar para a manutenção desse nosso bem, e cuidar para que todos também cuidem. Afinal, a construção desse presente é nossa. Nós é que fomos na vitrine e apontamos na prateleira. Escolhemos o tamanho, a cor, o cheiro. O Sistema Municipal de Cultura é um presente nosso, para nós mesmos e que Rio Branco toda vai ganhar.


Foto 1: A Marujada, durante IV Mostra Garatuja de Dança;
Foto 2:O Circo na Praça, d'A Turma do Palhaço Rufino, estreando nova temporada de apresentações no Theatro Hélio Melo - todos os domingos do mês de dezembro, às 17h30.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como diz meu amigo: A gente quer é mais dinheiro,esse negócio de Mais Cultura é balela, já temos cultura demais e dinheiro para cultura sempre de menos.

Anônimo disse...

Então...lá no SEBRAE tem um técnico ensinando como captar recursos,o fórum vai até dia 07 de novembro, tem pela manhã e a noite.