Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

A Cultura... ah, a Cultura

Ou: consciência, educação e os anonimatos

Um certo alguém afirmou – infelizmente de forma anônima - num comentário no blog, que as más companhias não são os outros, são nossos vícios e preconceitos. Pois bem, com essa afirmação, fiquei com vontade de falar em preconceitos.

E quando se fala nisso, a gente lembra logo do termo “discriminação”. E falando em discriminação, estamos no mês em que é comemorado o dia da Consciência Negra, no dia 20.
E as instituições responsáveis já estão providenciando uma programação que terá como tema: “Educação no Combate ao Preconceito e à Discriminação”. Só pra lembrar... Embora eu saiba que isso não foi esquecido.

E outras pessoas se mostraram entusiasmadas – infelizmente, também de forma anônima – com os encontros para os debates culturais.
Ofereceram um brinde, e sugeriram que a Conferência fosse realizada com mais freqüência, por exemplo, quinzenalmente.
Ora, será mesmo que é preciso realizar uma Conferência para que os segmentos e os fazedores culturais possam dialogar?

Suspeito que não. Afinal, pra que serve a cultura? Qual é mesmo a função da arte e do esporte? E o patrimônio cultural?
E onde entra a educação e a consciência nessa história? Não sou eu quem vai dizer... Nem eu, nem meu pseudônimo e nem meu anonimato.

De qualquer forma – voltando a falar sobre o diálogo - lembrem dos Fóruns Setoriais, uma instância do Conselho Municipal de Cultura que foi aprovado durante a Conferência.
A contínua sintonia e interação entre os segmentos vai ser sempre extremamente importantes e, agora, mais do que nunca, pois ela vai ser essencial para o funcionamento do Sistema Municipal de Cultura de Rio Branco.

Portanto, a fome é de diálogo? É, isso ficou visível. Afinal de contas, já dizia o grupo Titãs: “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”. E a fome é de muita coisa. Se uma delas pode ser saciada pelo diálogo, então vamos lá continuar esse negócio!

Agenda

Estamos sem agenda por enquanto. A proposta final do Sistema Municipal de Cultura já foi enviada à Pró-Juri que deverá fazer algumas observações textuais. Após a devolução do documento, as observações feitas serão divulgadas e então, a proposta será enviada à Câmara de Vereadores.

Um comentário:

Anônimo disse...

seria bom informar o andamento da proposta dentro da Prefeitura.