Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Palavras (apenas)

Ou: Já começaram a contagem regressiva?

Serei cortante como a lâmina da língua...”, assim diz Não Há, uma canção da banda acreana Los Porongas, um dos grupos que se apresenta durante o Festival Varadouro, que começa logo mais, na tarde desta sexta-feira, e que está movimentando a ‘cena roquenrol’ do Acre. Por isso, inicio este artigo num clima mais ‘musical’. O trecho fala sobre o poder da palavra e a arma que cada um carrega: a língua, a fala.

E que as palavras têm poder não é novidade pra ninguém. Mas a palavra em si não tem muito valor. O valor dela está na sua contextualização, na forma como é colocada e utilizada. Assim, fazer valer esse poder significa saber usá-las. E saber manusear essa arma não é tão simples quanto possa parecer. Implica em reflexão, organização de idéias e, acima de tudo, em sinceridade

Estamos a exatamente uma semana do primeiro dia da I Conferência Municipal de Cultura – na verdade, todos sabem que essa conferência já começou faz tempo, mais especificamente, nos fóruns de 2005. Porém, é impossível esconder a expectativa de se estar prestes a viver um momento novo. Aos poucos, a sociedade civil envia artigos para o blog Cultura.RB, tomando e firmando seus posicionamentos e expressando opiniões. Mais pessoas visitam o site, comentam e interagem.

E essa é a grande chave para a efetivação desse processo que se baseia completamente na co-gestão - na participação civil na administração pública. É imprescindível que a sociedade se exponha e divida com a Fundação Garibaldi Brasil a responsabilidade para com a cultura no município. Portanto, conta-se com a presença, participação e envolvimento dos artistas, esportistas, historiadores, turismólogos, professores, agentes e produtores culturais, também de jornalistas, estudantes, consumidores, etc.

A contagem regressiva já começou. Afiem as línguas, mas afiem com bom-senso que a cultura acreana merece. Revejam as anotações. Reforcem os seus argumentos e chamem quem puder para o debate.

Se vamos finalizar ou recomeçar um novo processo, é difícil definir, assim como será difícil desfazer o quanto já se caminhou com essa ação na área cultural do município. Portanto, continuemos o debate e vamos à Conferência!

Agenda

A I Conferência Municipal de Cultura acontece nos dias 26 e 27 deste mês, a partir das 8horas, no auditório da Secretaria Estadual de Educação. Além dos debates, serão feitas pequenas mostras da cultura de Rio Branco através de esquetes teatrais, exibição de vídeo, exposição de artes plásticas, etc. Mais informações: 32242503 / 32247941 / 32240269.

e-mail para: fundacaogaribaldibrasil@gmail.com

5 comentários:

Anônimo disse...

"Afiem as línguas,mas afiem com o bom senso que a cultura acreana merece".
É isso ai Marcos, senão vai virar uma arena mal cheirosa a plenária da Conferência.sucesso!

Anônimo disse...

Afiando a língua com bom senso.

" Se(condicional)vamos finalizar ou recomeçar um novo ( já velho)processo,é difícil definir,(o que seria se por acasso fosse, mas não é.)assim como será difícil(e muito)desfazer o quanto já se caminhou. Meu amigo, larga mão de complicação!Vá tomar uns banhos de rio nas aldeias do Aquiri,vê se aprende com os índios a ser mais simples e veloz.

Anônimo disse...

cuidado redobrado com aquela funcionária recalcada, no mais tudo correrá bem.

Anônimo disse...

Afiando.

A difícil tarefa de juntar gente, e civilizadamente promover democracia.Vamos lá! Como dizem os mais experientes: Democracia não é bom, mas até agora não se inventou nenhum sistema melhor para a organização social. Que seja feita a vontade da maioria, e que essa maioria seja iluminada pela sabedoria divina.

Anônimo disse...

"QUEREMOS TODOS UNIDOS EM UM ÚNICO PROPÓSITO, UNIFICAR PARA FORTALECER. ESSA É UMA LUTA POR RELAÇÕES DEMOCRÁTICAS QUE PERMITEM O PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. SÓ DESSA FORMA O DIREITO A VIDA, A CULTURA, A EDUCAÇÃO E A UM MEIO AMBIENTE DE QUALIDADE PODE SER GARANTIDO PARA TODOS. VAMOS, LUTAR PARA EXERCER AS RESPONSABILIDADES QUE NOS CABEM!!"