Ou 1: Já?
Ou 2: A proposta é: Inovar!
Ou 3: A história e suas histórias
Isso mesmo: Já. Quando a proposta é a inovação, o que normalmente prevalece é a polêmica, e muitas histórias acabam sendo contadas – pra servir como exemplo, seja bom ou ruim. Mas já, já finalizamos.
Quase uma aula de história. Eu digo quase, porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Uma nem menos nem mais importante que a outra. O fato é que ontem, dia 18 de setembro de 2007, o 1º Combate da Volta da Empresa completou 105 anos! (Mais detalhes na coluna ‘Miolo de Pote’, do Pag20 de domingo passado, disponível ainda no site do jornal).
E falando sobre isso que o debate teve início. E então a Lei do Patrimônio Cultural para o Município foi sendo lida, algumas coisas esclarecidas, propostas incluídas e a discussão foi caminhando séria e objetiva. Tiramos dúvidas sobre tombamentos, bens móveis, imóveis, transferências, etc. Envolvidos no debate, não só historiadores e pesquisadores, mas, como se percebe em todos os encontros: pessoas novas, assim como as já fiéis ao processo.
Um ponto polêmico da discussão foi em relação a composição da câmara temática de patrimônio cultural. A proposta é fazer algo que fuja dos tradicionais formatos amplos, mas que pouco contam com a presença, fiel atuação e engajamentos dos representantes eleitos, a intenção é, portanto, priorizar a participação e atuação da sociedade civil.
E assim finalizamos a análise de mais um mecanismo do Sistema Municipal de Cultura.
Mas o Fórum ainda não terminou. O próximo encontro acontece na quarta-feira da próxima semana, dia 26, no mesmo horário e local: auditório do Sebrae / Centro, das 18h às 22horas.
Pauta: indicativos para o processo de revisão da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e para o processo de reestruturação da FGB.
Em breve mais notícias!
Um comentário:
Uma Conferência para todos.
Eu acho que...excluir o que não foi incluido...apressar o processo...somos amadores demais...estamos falando a mesma coisa e não avançamos em nada...o texto azul/o texto preto e as alterações verdinhas...recebi uma inspiração divina...
Não avançamos porque o colega da mediação é gago? E faz a leitura das propostas assim: aaaprooopoosta é é é...Ou porque a inspiração divina foi pouca?
Na Cooonfeeerência teeem mais.Tudo bem todos são filhos de Deus!Mas... é preciso ter muita fé.Companheiros a luta continua.Até à vitória!
Postar um comentário