Música. Artes Plásticas. Comunidades Tradicionais. Turismo. Educação Física. Futebol. Memória. Jogos de Mesa. Culturas-afro. Teatro. Dança... Mais uma vez os segmentos culturais de Rio Branco se reúnem em prol da gestão cultural do município.
A última reunião de análise do Conselho Municipal de Políticas Culturais aconteceu ontem (quarta-feira, 12). Apesar de já estarmos na 11º reunião do Fórum Preparatório, ainda há um grau de ineditismo nesses encontros. Há sempre uma cara nova, assim como dúvidas, apontamentos e idéias novas também.
Talvez os encontros estejam esquecidos pelos jornais ou TV´s. Mas a equipe da FGB está em constante contato via e-mail e telefone com o movimento cultural rio-branquense (não é à toa que, em toda reunião, circula uma lista em que os presentes devem colocar seu nome e telefone). Afinal, queremos a sua presença, de verdade!
É até engraçado observar lá da frente e ver todos aqueles olhares concentrados na tela. A mão no queixo apóia a cabeça que deixa transparecer no olhar dúvida e compreensão, satisfação e insatisfação, e uma multidão de idéias, muitas e muitas idéias que estão ali guardadas e uma hora ou outra acaba sendo manifestada...
Façam destaques, façam correções, coloquem as suas opiniões... E vamos assim criando o nosso conselho. O nosso conselho que norteará o nosso sistema de cultura do nosso município.
No documento, novos artigos, parágrafos e incisos foram incluídos de forma clara e objetiva, sem muita polêmica. E assim, a discussão foi encaminhando. Em determinado momento, enquanto as idéias eram digitas, a plenária ‘artística’ aproveitou para divulgar suas atividades:
Divulgaram o espetáculo ‘Menina e o Palhaço’, que será apresentado neste domingo (16), às 18horas, no Theatro Hélio Melo. Falaram também do segundo encontro do Fórum Permanente de Dança, que acontece neste sábado (15), na Casa Garatuja, às 14horas, as pautas serão: a 4ª Mostra Garatuja de Dança; Estágio Modular da Dança e o Prêmio Klaws Viana de Dança – Projetos de Formação e Circulação. A cantora Kelen Mendes falou da Casa Maloca da Nega, manifestando a necessidade de voluntários que queiram realizar oficinas e atividades culturais lá.
E assim, a discussão sobre o Conselho foi encerrada.
O próximo encontro de Painel Temático acontece na segunda-feira, das 18h às 22horas, no Auditório do Sebrae/Centro. A partir de agora, a pauta será a Lei de Patrimônio Cultural. Mas outra discussão ainda está em aberto: os indicativos para o processo de revisão da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e para o processo de reestruturação da FGB.
3 comentários:
Nunca se levou tanto tempo discutindo questões de importância para a organização e desenvolvimento da cultura do Município de Rio Branco. Já na 11ª reunião que reune artístas, produtores culturais e esportistas, a FGB que promove os debates vem reconquistando a confiança perdida.Tá valendo!
Porém é sempre bom nessas reunões ter pelo menos uma melancia e um balde d'agua de meia em meia hora para servir aos participantes, afinal a temperatura em Rio Branco é muito alta e pode causar problemas na saúde da turma, principalmente nos de sangue quente da cultura, vamos prevenir para preservar nossas cabeças pensantes.
Cabeça pensante precisa de um clima quente para fluir naquilo que é amis avançado, pois tem gente pensando muito pequeno
Postar um comentário