Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O Auto de Natal das Pastorinhas





Em reverência ao nascimento do Menino Deus, o grupo de cultura popular As Pastorinhas do 2º Distrito, em união ao grupo de teatro Camalearte e grupo de fortalecimento do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Bairro Triângulo, apresentam neste dezembro de 2013 a 6ª edição do Auto de Natal das Pastorinhas.

O Auto é um projeto cultural, coordenado por Guajarina Lima Margarido, e acontece desde 2008. Segundo Guajarina, o intuito do projeto é levar às comunidades acreanas, por meio da cultura popular, o sentimento de Natal festejado com a alegria e criatividade do teatro de rua; proporcionar ao público momentos de satisfação na contemplação da expressão cultural e artística local.

Ela ressalta que a ação faz uma verdadeira junção entre o velho e o novo, onde estão inseridas crianças a partir de 05 anos a pessoas com mais de 70 anos de idade, todos envolvidos, direta e indiretamente, demonstram-se forte aliados na valorização cultural do estado. “As comunidades unidas e reunidas proporcionam a realização deste trabalho que tem como maior objetivo mostrar que o Natal não é só consumo, o Natal é humanidade, é arte, é cultura, é tradição, é sentimento de união e fraternidade”. Completa a coordenadora.

O espetáculo encena o nascimento do Menino Deus, destacando as principais passagens deste episódio, onde as lindas pastoras adoram a Jesus na lapinha, cantam e dançam em seu louvor; na encenação outros personagens fazem parte da dramatização e coreografia de maneira alegre e criativa.

Este ano o Auto de Natal das Pastorinhas se apresenta dentro da programação natalina do governo do estado do Acre, por meio do apoio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), que comprou 10 apresentações, via gabinete da primeira dama do estado, Marlucia Cândido, 04 delas serão realizadas em frente ao Palácio Rio Branco, nos dias 09, 13, 21 e 26 de dezembro. As demais apresentações do espetáculo contemplam outras comunidades distantes do Centro da cidade.

O projeto que faz parte dos eventos comemorativos do período natalino da cidade, conta com o apoio da prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) e governo do estado do Acre, via (FEM) e Secretária de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e tem como parceira a Associação Comunitária de Mulheres do 2º Distrito, na confecção do figurino do espetáculo.

Confira a Programação do Auto de Natal das Pastorinhas:

1.    Educandário Santa Margarida – Bairro Preventório
Dia: 08 de dezembro (domingo)
Horário: 16h00min;
2.    Frente o Palácio Rio Branco – Centro
Dia: 09 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 18h00min;
3.    Frente o Palácio Rio Branco – Centro
Dia: 13 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 18h00min;
4.    Calçadão da Gameleira – Margem direita do rio Acre – 2º Distrito
Dia: 15 de dezembro (domingo)
Horário: 19h00min;
5.    Frente o Palácio Rio Branco – Centro
Dia: 21 de dezembro (sábado)
Horário: 18h00min;
6.    Feira Natalina de Economia Solidária – Calçadão do Novo Mercado Velho – Centro
Dia: 22 de dezembro (domingo)
Horário: 19h00min;
7.    Igreja Nossa Senhora da Conceição – Bairro 15 – 2º Distrito
Dia: 25 de dezembro (sábado)
Horário: 20h00min;
8.    Frente o Palácio Rio Branco – Centro
Dia: 26 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 18h00min;
9.    Lar dos Vicentinos – Bairro Estação Experimental
Dia: 29 de dezembro (domingo)
Horário: 15h00min;
10. Igreja Nossa Senhora de Guadalupe – Bairro Cidade Nova
Dia: 05 de janeiro de 2014
Horário: 19h00min;
11. Igreja Jesus de Nazaré – Bairro 06 de Agosto
Dia: 12 de janeiro de 2014
Horário: 19h00min.

Nenhum comentário: