Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Fundação Garibaldi Brasil conclui primeiro circuito de Cinema nos Bairros de Rio Branco


A Prefeitura de Rio Branco por meio da Fundação Garibaldi Brasil completou o primeiro circuito do projeto Cinema no Bairro, nesta terça-feira, 28, na regional Vila Acre. Com exibições gratuitas do filme brasileiro “O Palhaço”, de Selton Mello, e curta-metragem “Abuela Grillo”, animação sobre o direito à água, o projeto circulou pelas dez regionais de Rio Branco - Seis de Agosto, Cadeia Velha, Tancredo Neves, São Francisco, Estação experimental, Floresta, Calafate, João Eduardo, Belo Jardim e Vila Acre.

Espaços públicos como, quadras poliesportivas, praças e ruas foram transformados em salas de cinema ao ar livre, fruto de um trabalho realizado em equipe. O ambiente começava a ganhar forma durante a tarde. A estrutura era simples e prática: uma tenda grande, telão com projeção e som digital, cadeiras para acomodar o público e pipoca grátis para animar a sessão. No início da noite, exatamente às 19 horas, os olhos das crianças, adultos e idosos, brilhavam ao observar atentamente a história dos filmes.

Durante o circuito, todas as terças, quintas e sábados o cinema era preparado num bairro. Rio Branco é uma cidade dividida por regionais, e a tática do projeto era alcançar todas as regionais. A escolha do local (bairro, rua) foi definida pela equipe da Fundação Garibaldi Brasil juntamente com os coordenadores de regionais e presidentes de bairros.

De acordo com Rodrigo Forneck, “a ideia é mapear locais estratégicos, para que os moradores de diversos bairros possam ter acesso ao bem cultural (cinema)”. Rodrigo também destacou que o projeto está em fase de adaptação, e a expectativa é que mais bairros possam ser contemplados na segunda fase.

O projeto continuará circulando pelas regionais de Rio Branco, em nova etapa que conta com a exibição de novos filmes. Rodrigo informou que a programação ainda está sendo definida, porque para serem exibidos, os filmes devem estar autorizados pela Ancine, mas já adiantou que os próximos longas do “Cinema no Bairro” podem ser “Rio”, uma aventura cômica que se passa na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, ou o filme “Tainá”, que retrata as aventuras da indiazinha na Amazônia.

Democratizando o acesso à sétima arte

O Cinema no Bairro funciona como uma ferramenta social que contribui para o desenvolvimento das pessoas e ajuda no processo de socialização. O projeto é mais uma atividade cultural que a Prefeitura de Rio Branco está promovendo nas comunidades, com acesso livre ao cinema.

Moradores dos bairros Santa Helena, Vila da Amizade, Abrain Farraht e comunidades do entorno participaram da sessão de cinema, exibida na Regional Vila Acre. Um público diverso com mais de 400 pessoas na plateia, consolidou a última apresentação da primeira fase do projeto “Cinema no Bairro” com êxito.

Sebastiana Pereira da Silva, 66 anos, residente a Travessa Osana, disse que assistia somente a programação aberta da TV, novelas e programas. “Não tenho costume de assistir filme, mas hoje vou ficar para ver. Eu acho bom que aconteça sempre. Porque todo mundo do bairro gosta”, destacou a moradora.

Francisco Teles, 57 anos, levou a filha Ana Clara, 08 anos, para assistir a sessão do filme ‘O Palhaço’, e lembrou emocionado, de quando era jovem e assistiu pela primeira vez a um filme no cinema. “Tem mais de 20 anos que eu não vou ao cinema, hoje esse filme me fez lembrar a primeira e última vez que eu fui ao Cine Rio Branco, onde hoje é o Formigão (loja). E se vocês (equipe realizadora do projeto) não tivessem vindo, eu ia ficar só com a lembrança daquele tempo”, contou Francisco.

Cinema para todos

Ao final do primeiro circuito, o Cinema no Bairro também chegou à regional Belo Jardim, na pracinha do Jacarandá. Os moradores do Rosa Linda, também participaram da sessão. Crianças de todas as idades acomodadas nas cadeiras esperavam ansiosas pelo filme, que segundo João Vitor, 04 anos, “é bem divertido”.
No meio da plateia lotada, o adolescente Francisco, voltou a ser criança, enquanto via as imagens do circo. Conhecido também por Minoso, Francisco de 17 anos, é tetraplégico e mora com a mãe, no residencial Jacarandá. Ele foi ao cinema acompanhado da vizinha Luciana da Costa, 26 anos. “Ele quase não sai de casa, a mãe dele tem uma filha pequena. E sempre que posso e aparece uma oportunidade, eu o levo para passear. E quando soube do cinema, contei pra ele e ele ficou muito animado”, explicou Luciana.


O projeto Cinema no Bairro é realizado pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM), Secretaria de Articulação Comunitária Social (Semacs), Associação Acreana de Cinema (Asacine), Pachamama e Cine Clubes.

Roberta Marisa (Assessoria FGB)
Fotos Evandro Derze

Nenhum comentário: