Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Começou o festival que celebra os 40 anos de cinema no Acre

Roberta Marisa (Assessoria FGB)

Em sua décima edição, o Festival Acreano de Vídeo comemora os 40 anos da trajetória do cinema no Acre. O evento começou nesta segunda-feira (25), na Biblioteca da Floresta, e permanece até sábado, 02 de março, com exibição de vídeos dos cineastas acreanos.  
Foto: Evandro Derze
 
A festividade de abertura contou com apresentação da banda de música da PM, cantoria com poetas do repente acreano, homenagem aos primeiros homens e mulheres que começaram a fazer cinema no Acre e conversa com o autor do livro “AcreANOS de Cinema”, Hélio Costa Jr.

O festival surgiu no final da década de 70, a partir da iniciativa de jovens deslumbrados pela arte de gravar cenas da vida e mostrar o resultado para a sociedade. Adalberto, Teixeirinha, Tonivan, era o nome dos artistas, que há quarenta anos desafiaram os padrões e ousaram fazer cinema no Acre, movidos pelo sentimento de dedicação e paixão pelo fazer.

O presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, parabenizou a classe e pôs a fundação de cultura do município aberta a parcerias. “A energia que esses guerreiros faziam cinema, com o mínimo de estrutura e tecnologia, é motivadora. Mas esse desafio continua até hoje, pois a facilidade, em termos de tecnologia, é maior, mas a exigência de mercado é grande. Então eu parabenizo todos, e coloca a Fundação Garibaldi Brasil a disposição do movimento de cinema”, disse Rodrigo Forneck.

O evento é realizado pela Associação Acreana de Cinema (ASACINE) e Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, com apoio da Fundação Garibaldi Brasil, Biblioteca da Floresta.

Nenhum comentário: