Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O futuro do turismo de Rio Branco

Encontro serve para construir as políticas públicas para o turismo da cidade


Avançar no processo de criação das políticas públicas para o turismo rio-branquense. Com esse objetivo que nos 3 e 4 de maio, no auditório Sidney Cunha da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio), aconteceu o Seminário de Turismo. Realizado através de iniciativa da Câmara Temática de Turismo do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), em parceira com o Sindicato dos guias de Turismo do Acre (SINGTUR-Acre), o evento reuniu acadêmicos, turismólogos, empresários, gestores e sociedade civil.

Durante a mesa de abertura, foram levantadas questões relevantes para o segmento, tais como a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento de Turístico de Rio Branco, a participação do Estado e iniciativa privada, o trade turístico da cidade, entre outros assuntos.

Estiveram presentes no Seminário a presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), Eurilinda Figueiredo; a secretária de turismo do Acre, Ilmara Cordeiro; o Prof. Dr. Mário Carlos Beni; o secretário de educação de Rio Branco, Márcio Batista; a presidente do SINGTUR-Acre, Ana Cunha; a articuladora da Câmara Temática de Turismo, Ketlli Araújo; e a representante da Fecomércio, Sônia Jacinta.

Temas importantes foram abordados através de palestras do Prof. Dr. Mário Carlos Beni, da Prof.ª Dr.ª Luzia Neide Coriolano e do advogado Fabrício Amaral. Cada palestra foi seguida de debate, onde os participantes podiam interagir e forçar a o pensamento sobre questões comuns ao cotidiano da área da capital acreana e no estado do Acre.

A realização deste seminário é marcante, principalmente por nascer através dos fazedores, com a Câmara Temática de Turismo, Conselho Municipal de Políticas Culturais. Antes de 2005, não havia espaço para o turismo na gestão municipal. “Em nossa última Conferência de Cultura, avançamos nas políticas públicas para o turismo. O ideal é que o planejamento das políticas públicas para o turismo não seja realizado em gabinete, e sim com a participação dos fazedores do turismo juntos, como tem sido a marca desta gestão”, explica Eurilinda.

Segundo o estudioso Mário Beni, o processo realizado em Rio Branco é tido como ideal em relação ao resto do país. “Acho que Rio Branco e o resto do Acre estão fazendo seu processo de discussão de políticas públicas da maneira correta, ou seja, com a participação de governo, iniciativa privada e sociedade civil”, afirma.

O evento é financiado pela Prefeitura de Rio Branco através da FGB, com recurso aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da Uninorte, com apoio da Fecomércio, Ministério do Turismo, Instituto Dom Moacyr e Governo do Acre.

Nenhum comentário: