Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 7 de maio de 2012

No compasso

Em cena: grupo Nação Arco-íris e seu espetáculo de ritmos

Escrito por Giselle Lucena

(Foto: Talita Oliveira)

“O ser brincante é aquele que festeja, canta, dança e toca na roda”, comenta Maria Rita, sobre as oficinas que estão acontecendo na Casa de Cultura Vivarte, envolvendo música, teatro e dança, numa roda de gente de todas as idades. Ritmos como Maracatu, Ciranda, Roda de Coco e Carimbó se misturam aos tradicionais ritmos dos grupos acreanos, como a Marujada, As Pastorinhas, Baque de Samba e Jabuti Bumbá.

Este é o projeto “Nação Arco-íris”, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Garibaldi Brasil. “Também estamos desenvolvendo rodas de conversa com representantes da cultura popular do Acre, que, sem dúvida, qualificam e inspiram o nosso trabalho, como o Cícero Farias, do Jabuti Bumbá, a Dona Guajarina, d’As Pastorinhas”, conta a diretora.

As oficinas, ministradas por Marilua Azevedo e Daniele Mirini, tiveram início no mês de março e vão até junho, sempre aos sábados, das 16h às 18horas. A atividade atende a um público diverso, envolvendo a comunidade do entorno, bem como pessoas de bairros mais distantes. Na abertura, foi realizada uma roda de conversa e um cortejo, na Vila Ivonete, com o grupo Jabuti Bumbá.

No último sábado (05), o grupo realizou um ensaio aberto na praça do lado da Biblioteca Pública. Além disso, a próxima roda de conversa será com o mestre, seringueiro e cantador Sr. Antonio Pedro. Elas acontecem todo último sábado do mês, às 16horas, na Casa de Cultura Vivarte.

A Casa de Cultura Vivarte, equipamento cultural localizado na R. Tapajós, 563, Bairro Nova Estação, oferece atividades culturais gratuitas aos moradores do bairro e suas adjacências. A Casa está sempre de portas abertas, oferecendo atividades de arte e cultura à comunidade rio-branquense.

Veja mais fotos:







(Fotos: Alexandre Noronha)

Nenhum comentário: