Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

I Encontro Nacional “Bambas de Capoeira na Floresta”

De 1º a 4 de dezembro, a FCA realizará o I Encontro Nacional “Bambas de Capoeira na Floresta” com cursos, debates e muita capoeira. No primeiro dia, acontece caminhada com o tema: “Dê uma rasteira na Dengue”, que sairá do Centro da cidade em direção ao Calçadão da Gameleira. A mesma data também receberá atenção especial dos capoeiristas com o tema: “Não jogue lixo nas ruas, jogue Capoeira”. A escolha do Calçadão da Gameleira veio a calhar, afinal foi às margens do Rio Acre que aconteceu a primeira roda de capoeira do Acre, em 1972.

A Escola APAE sedia uma manhã do evento, com programação especial. No encerramento, será realizado o Campeonato Interescolar e o Batizado Integrado entre os grupos que fazem parte da FCA. Tudo pensado para promover um intercâmbio entre cultura, respeito e responsabilidade social.

Neste encontro contará com a presença dos Mestres Suíno (Candeias – GO), Tinta Forte (Cordão de Ouro – SP), Kim (Capoeira Brasil – CE), Maisena (CE), Jacaré (aluno de Mestre João Pequeno - AC), CM. Valdir (Nagô – GO) e Profº. Canção (Abadá – GO). Mestres e Contramestres do Acre também irão compor esta equipe valiosa e são os grandes responsáveis pela realização do encontro. Será um momento de troca de experiências, de renovação, afirmação, superação e camaradagem.

Este evento é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Rio Branco, patrocinado pelo Banco do Brasil, apoio de João Paulo Hotel e GCM Design.

Sobre a FCA
A Federação de Capoeira Acreana (FCA) foi fundada em 1994. Seu trabalho é voltado para o resgate, fundamento e difusão da Cultura afro-brasileira através da capoeira. Seu exercício é um forte instrumento de integração social que busca a formação de valores humanos e éticos baseados no respeito e liberdade, enaltecendo e fortalecendo o capoeirista no seu caráter,
dignidade e valorização pessoal.

Atualmente, seis associações de capoeira fazem parte da FCA, sendo elas: Cordão de Ouro – (Mestre Arrepiado), Candeias (Contra-Mestre Falcão), Acre-Brasil (Contra-Mestre Caboquinho), Aruanda (Contra-Mestre Jebem), Besouro Preto Mangangá (Contra-Mestre Cajú) e Abadá Capoeira (Profº. Urubu).

Todos esses grupos desenvolvem ações efetivas em Escolas, Universidades, Associações de Bairros, Centros Culturais, clubes privados, academias e programas sociais municipais. Este trabalho se estende principalmente para jovens e crianças em vulnerabilidade social, uma responsabilidade que a Capoeira no Estado do Acre vem exercendo com grande competência, sejam em ações voluntárias ou em projetos sociais. Isto só foi possível pela união dos grupos em busca de um bem maior: a Capoeira.

Contatos:
Mestre Arrepiado - 9977-4990

Nenhum comentário: