Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Vá ao Centro Cultural Thaumaturgo Filho


A inauguração do C.C. Thaumaturgo Filho ainda é uma lembrança viva para Israel de Oliveira


Israel de Oliveira Lima trabalha no Centro Cultural Thaumaturgo Filho desde que ele foi inaugurado. A data está bem marcada na memória: 22 de setembro de 1998. Na época, o funcionário trabalhava como motorista. Com o passar dos anos o cargo mudou, e hoje é o responsável pelo almoxarifado. Durante todos esses anos trabalhando no local, Israel pode dizer que muita coisa mudou. Algumas coisas para melhor. “A participação da comunidade é maior agora. Antes as pessoas não frequentavam o espaço, não se viam no local. Hoje, eles se apropriaram do Centro e o frequentam diariamente”, comenta feliz. Outras ele lembra com saudade. “Antes aqui haviam apresentações de peças de teatro, lançamentos de livros”.

A nostalgia vem do tempo em que o Centro Cultural era um dos poucos lugares com teatro na cidade. Além disso, o local contava com uma ilha de edição. Usada principalmente na época do carnaval, onde os grupos encontravam-se para preparar a grande festa e confeccionar bonecos, o Centro Thaumaturgo Filho ainda mantém essa tradição, mas após tornar-se um núcleo do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) do Governo Federal, realizado pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, suas atividades tornaram-se mais frequentes. São aulas de karatê, dança, ginástica aeróbica, capoeira recreativa, entre outros. “Podemos dizer que mais de 80% das atividades realizadas no Centro vem do PELC”, afirma Shelley Torres, coordenadora do local. Mas o Centro também dispõe de uma brinquedoteca, feita através de doações do Supermercado Araújo, além de exibições de filmes e aulas de Hip Hop e Kung Fu, desenvolvida por professores voluntários.

São essas atividades que movimentam o Centro localizado no bairro Manoel Julião. Shelley afirma que no começo muita gente da comunidade não conhecia o espaço, mas com o tempo e com a programação sempre constante, as pessoas começaram a se apropriar do local. “Agora as mães trazem os filhos, e enquanto elas praticam alguma aula as crianças ficam na recreação. Os usuários se tornaram amigos do espaço e dos funcionários”, comenta.


A Identidade do Centro

“O Lydia Hammes é famoso pela participação da terceira idade, o Parque Capitão Ciríaco por ser um parque-seringal, o Neném Sombra desde o início é conhecido pela gestão participativa com a comunidade. Já o Thaumaturgo Filho ainda está procurando sua identidade”. Com essas palavras Shelley explicou o que, para ela, é um dos principais desafios do Centro Cultural que coordena. Ela acredita que esta identidade está aos poucos sendo formada. “Estamos começando a identificar quem são as lideranças do bairro e trazendo para o Centro. Também começamos a fazer parceria com as escolas”.

Para ela, um fator importante que pode fazer parte dessa identidade em formação é a participação das crianças e dos idosos, que aumentou nos últimos meses. “Já tivemos o caso de uma criança que passou mal porque não almoçou para chegar cedo na recreação. Na época levamos um susto e demos lanche pra ele, mas isso mostrou como esse tipo de atividade é importante para essas crianças”, comenta Shelley emocionada. Os idosos também procuraram o Centro para pensar em atividades próprias que pudessem ser feitas no espaço. “É muito gratificante oferecer atividades para essas pessoas”, afirma a coordenadora.

Mais de 13 pessoas compõem a equipe de funcionários do Centro Cultural Thaumaturgo Filho

Atividades

Confira as atividades que são oferecidas gratuitamente pelo Centro Cultural Thaumaturgo Filho. Para mais informações ou inscrições, entrar em contato pelo telefone 3226-6324.

Teatro
Seg / Qua / Sex
17h às 19h

Jiu-Jitsu
Seg / Qua / Sex
8h às 9h | 9h às 10h e das 14h às 15h | 15h às 16h

Karatê
Seg / Qua / Sex
10h às 11h | 11h às 12h e das 16h às 17h | 17h às 18h

Capoeira
Ter / Qui
11h às 12h e das 14h às 15h | 15h às 16h

Ginástica
Seg / Qua / Sex
18h às 19h
Ter/ Qui
8h às 9h

Capoeira 3ª idade
Ter / Qui
16h às 17h

Recreação Infantil
Seg à Sex
15h às 18h

Vôlei de Areia
Seg / Qua / Sex
16h ás 18h

Futebol (SEJA)
Seg / Qua / Sex
15h às 18h
Ter / Qui
7h às 10h

Violão
Ter / Qui
9h às 11h
14h às 16h

Dança
Ter / Qui
17h às 18h

Ballet
Ter / Qui
9h às 10h | 10h às 11h

Hip-Hop
Seg / Qua / Sex
19h às 21h

Yoga
Ter / Qui
17h às 18h
Sexta
16h às 17h

Kung Fu
Ter / Qui
17h às 20h

Um comentário:

MESTRE CABEDELO disse...

Olá sou da Paraíba e fiquei feliz em saber que o Mestre Moreno está desenvolvendo a capoeira com a 3ª idade aí que bom!!!!Como faço pra falar com ele? Eu o conheci em Brasilia em 2004 e perdi o contato com o mesmo sou mestre em capoeira tambem vcs poderiam me ajudar? meu contato é x83 - 88047484 ou adeilsoncapoeira@hotmail.com.Agradeço um abraço