Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Com o Pé na Estrada

Projeto na “Correndo para o Futuro” treina jovens entre 12 e 15 anos no atletismo

Equipe treinando no Parque Capitão Círiaco


Nesta terça-feira (17) a estudante Solange Barbosa, 14, foi para sua primeira aula no projeto “Correndo para o Futuro”. Através de uma amiga, que desde dezembro participa dos treinos de corrida, ela descobriu a nova atividade. Acabou chegando em uma data especial: a entrega dos uniformes. A equipe está ganhando o material para os treinos que se estendem até maio. “Eu estou gostando bastante” falou a garota, meio tímida entre tantas novidades.

Cerca de 10 alunos entre 12 e 16 anos participam das aulas de corrida com o professor de educação física Valemiro Mendes, mais conhecido como Mirim. Os treinos acontecem três vezes por semana em lugares alternados, que podem ser no Ginásio do Sesi, Horto Florestal, Arena da Floresta ou Capitão Ciriaco. Para os alunos, essa mudança é uma vantagem. “Enjoa ficar correndo no mesmo lugar. Assim a gente não cansa do espaço e ainda se acostuma com as várias pistas diferentes” comenta a estudante de 14 anos, Andressa Millan.

Antes de começar as aulas o professor se reuniu com os pais dos alunos para explicar as regras dos treinos, que acontecem apenas na parte da manhã. “O projeto prevê aulas grátis e material para todos, mas para participar os meninos precisam estar matriculados na escola e tirarem boas notas” explica Valemiro.

Todo mundo junto: Equipe do Projeto Correndo para o Futuro


“Com este projeto estamos encontrando grandes atletas, que podem se tornar corredores profissionais” comentou o professor. Entre eles estão os irmãos Flavio e Fladimir Caetano da Silva. “Eles são filhos de um antigo aluno meu, e fiquei impressionado desde a primeira vez que os vi correndo” diz Mirim. Os dois irmãos treinam juntos há um ano. “O bom é que nós nos ajudamos, ajuda a trabalha em equipe” diz o mais velho, Fladimir.

A estudante Daniela da Silva , 16, já ganhou medalhas em campeonatos de rua e nos Jogos Escolas. Este ano ela planeja melhorar o seu desempenho “Quero representar de novo a minha escola no atletismo este ano”. Assim como ela, seus colegas de treino tem o mesmo objetivo. Segundo Valemiro, além de ensinar os estudantes noções básicas para melhorar suas performances no atletismo, o objetivo deste projeto é lidar com a realidade dos jovens e ajudá-los a lidar com os problemas. “É um trabalho social” afirma o professor.


Nenhum comentário: