O Mergulho, documentário vencedor da edição 2008 do Programa DOCTV, entra em sua última semana de filmagem
Talita Oliveira
O MERGULHO foi o projeto vencedor da edição 2008 do programa DOCTV, que é uma iniciativa Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, TV Cultura e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD). O proponente e diretor deste documentário, é o cineasta acreano Sílvio Margarido e a produtora que assina a parceria é a VT Publicidade.
O filme documentário O MERGULHO navega sobre a afetividade das pessoas em relação ao Rio Acre, seja relação de amor, de necessidade, diversão, aversão ou indiferença. Através de depoimentos, memórias, histórias e silêncios, O MERGULHO mostrará a diversidade de relações e a vida pulsante que corre pelo rio (apesar do lixo e do esgoto, ela corre), por suas margens e por toda a cidade de Rio Branco.
A equipe de pré-produção do documentário composta por Silvio Margarido (diretor do filme), Sérgio Carvalho (diretor de produção), Mira Margarido (pesquisadora), Talita Oliveira (assistente de direção e produção), Dhárcules Pinheiro (fotógrafo), Nelvan (câmera) e Assis Freire (diretor de fotografia), trabalhou durante três semanas levantando dados, ajustando roteiro, conhecendo os personagens e criando condições necessárias para o processo de filmagem.
As gravações iniciaram-se no dia 16 de novembro, navegando pelas águas barrentas do Rio Acre. Nessa fase, somou-se a equipe: Val Fernandes (fotógrafa still), o carioca Pedro de Sá (técnico de som) e os assistentes de câmera e som, Sandro e Gerson. Durante duas semanas, a equipe acordou de madrugada, andou de catraia, batelão, de lancha, a pé, de carro, colhendo depoimentos, gravando cenas, registrando o curso do rio, suas margens e seus elementos.
A equipe entra agora na terceira e última semana de gravação, onde ainda deve colher depoimentos como o do professor Claudemir Mesquita e do conhecido Abrahim Farhat, o Lhé, além das crianças que moram as margens do rio e outras cenas que complementarão esta que promete ser uma belíssima produção audiovisual acreana.
Edição e finalização
Depois do término da última semana de filmagem, inicia-se o processo de decupagem do material gravado, ou seja, a seleção das cenas a serem usadas no filme. Já em janeiro do próximo ano, o editor carioca Léo Domingues vem a Rio Branco para trabalhar na edição do documentário. Léo Domingues, assim como o técnico de som Pedro de Sá, possui uma grande experiência com cinema, sendo o responsável pela edição do premiado documentário “A pessoa é para o que nasce”, do diretor Roberto Berliner. O MERGULHO tem seu lançamento oficial previsto para março de 2009.
Acompanhe a última semana de gravação e o processo de finalização do documentário através do blog: http://omergulhoacreano.blogspot.com/. Contatos da produção: 9214 0353/ 8114 2891 / 8407 5248.
Nenhum comentário:
Postar um comentário