Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Por uma questão de ordem!

Ou: Regimento Interno para Cultura também

Um dos grandes desafios do Conselho Municipal de Cultura de Rio Branco é construir o seu Regimento Interno. As atribuições de cada instância do conselho já estão definidas em Lei. Mas é preciso resolver alguns detalhes sobre mandatos, coordenações, questões relacionadas a titulares, suplentes etc.

Por enquanto, as discussões acontecem nas Câmaras Temáticas. Estas devem elaborar o Regimento Interno que vai regulamentar os seus trabalhos e o seu funcionamento. A Comissão Executiva do Conselho também está fazendo o mesmo. Em breve, os documentos serão votados em Plenária.

O Regimento Interno é um conjunto de normas que regem determinada instância ou reunião. Qualquer seminário, fórum, conferência ou plenária tem um regimento que regulamenta o seu curso. Quando se trata de Cultura não é diferente.

Imagine afinal: um artista cênico, um músico e um poeta; um lutador de boxe, um atacante e um judoca; um jornalista, um presidente de associação de bairro e um turismólogo, todos juntos numa mesma reunião e com a tarefa de definir os rumos da política cultural na cidade.

É mais ou menos isso o que costuma acontecer nas reuniões do Conselho de Cultura de Rio Branco. Ao todo, são mais de trinta segmentos culturais. Mais de trinta percepções, formas e fazeres da cultura.

Imagine então, os tantos sonhos e desejos diferentes que estão presentes nesse diálogo. Desse jeito, é realmente necessário construirmos um documento para normalizar esses encontros. Mas será que existe um jeito ideal pra fazê-lo? Bem, aí é uma outra história.

E uma outra história também é a de Machado de Assis, o grande ícone da literatura brasileira que vai estar na pauta de atividades de incentivo à leitura. Este é o ano em que se comemora o centenário da sua morte. Leitores e escritores iniciam hoje (08), às 19horas, no Theatro Hélio Melo, uma série de encontros para ler e discutir as obras do autor. Nos vemos lá!

Nenhum comentário: