Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Capoeira Ecológica atende 200 crianças carentes no Acre

Projeto resgata a infância de meninos e meninas da periferia

RENATA BRASILEIRO

Duzentas crianças carentes dos bairros Jorge Lavocat, Conquista, Tancredo Neves e adjacências estão sendo atendidas com o Projeto Capoeira Ecológica, fruto da Lei de Incentivo a Cultura do Município e que tem como objetivo evitar a ociosidade da clientela, incentivando-as à prática do esporte.

Durante toda a semana, crianças de 6 a 12 anos participam de aulas de capoeira no Horto Florestal, ministradas por três instrutores do grupo Acre-Brasil. Além de aprender sobre a história dessa arte e dominar o gingado inventado pelos escravos, os alunos participam de aulas de canto, de palestras educacionais de prevenção às drogas, à violência e à prostituição.

O curso prevê ainda a criação de uma consciência ambiental nos alunos. “Aproveitamos o espaço do Horto Florestal para conversar com eles sobre o respeito ao meio ambiente, sobre não jogar lixo no chão e outros cuidados que eles devem ter no dia-a-dia”, disse o professor “Miau”.

O curso, totalmente gratuito, tem o apoio da Prefeitura de Rio Branco para ser realizado. As aulas estão sendo ministradas há dois meses e a previsão de encerramento do curso é dezembro, quando os alunos deverão participar do batizado de troca de corda.

Ansioso para este momento, o estudante da 4ª série do Ensino Fundamental, Jamilson Sampaio, 12, disse que tem treinado durante toda a semana para sair da corda branca para a cinza.

“Eu sempre gostei de praticar capoeira, para mim sempre foi o esporte dos meus sonhos. Antes de fazer parte do projeto eu já havia começado a fazer aulas no meu bairro [Tancredo Neves]. Mas agora eu estou gostando ainda mais porque esse projeto é muito legal”, disse o aluno.

Segundo Jamilson, antes de praticar capoeira ele passava as manhãs em casa, no máximo, na rua, brincando de qualquer coisa com os vizinhos. “Mas era uma coisa sem graça, nunca tinha nada de bom para fazer”, completa. É esse objetivo de vida que o Projeto Capoeira Ecológica pretende dar às crianças atendidas, segundo o professor.

“A capoeira é uma arte envolvente, que serve para entreter e para educar as crianças. Ela não tem nada a ver com brigas e rivalidades como muitas pessoas ainda pensam. Muitas crianças estão vivendo hoje longe das drogas graças à capoeira”, finalizou.

Expressão cultural - A capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos acrobáticos.

Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música. A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais se refere às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

Nenhum comentário: