Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Novo veículo de comunicação vai divulgar implementação do Sistema Municipal de Cultura



Fazer circular as informações, os temas em debate e as propostas de cada segmento cultural entre todas as áreas da cultura. É este um dos principais objetivos de um novo veículo produzido pela Fundação Garibaldi Brasil: o Jornal Cultura.RB, que vai divulgar informações referentes aos trabalhos do Conselho Municipal de Políticas Culturais e à implementação do Sistema Municipal de Cultura.

Primeiramente foi criado um Blog onde todas as etapas de construção do Sistema foram descritas em um formato de “diário de viagem”. Logo depois, o Blog ganhou uma versão impressa em um jornal local. Além disso, três revistas já foram publicadas sobre o assunto.

Assim, numa periodicidade quinzenal, o Jornal Cultura RB vai investir na maior interação entre os movimentos, grupos e fazedores culturais, garantindo a compreensão das diferenças entre as realidades, entre os problemas e aspirações. A cultura, afinal, deve ser discutida assim, culturalmente, levando em consideração e respeitando os costumes e as identidades de cada um.

Já que este Sistema de Cultura fundamenta-se no princípio em que os produtores culturais são todos conselheiros e co-gestores, é importante que a sociedade conheça os novos mecanismos de administração pública cultural do município. Desse modo, é possível que a sociedade acompanhe, atue nesse processo e faça uso da sua cidadania cultural, usufruindo das novas possibilidades de financiamento, de divulgação de projetos, entre outros.

Divulgar esse trabalho é importante para efetivar os princípios de transparência na construção de políticas públicas para a cultura. Para isso, o Blog, o Cultura RB, (http://culturarb.blogspot.com), disponibiliza Atas, Relatórios e Calendários de Reuniões referentes ao Conselho de Cultura. O Blog também é um espaço para discussão, onde a sociedade civil envia seus textos e artigos de opinião. A versão impressa do Blog é publicada toda a sexta-feira no Jornal Página 20 e consiste num resumo do que foi divulgado no Blog durante aquela semana, fazendo uma reflexão sobre políticas culturais e sobre este processo que Rio Branco está enfrentando.

O novo veículo vai incrementar este trabalho, apresentando as discussões de cada segmento cultural (suas demandas de desenvolvimento, propostas de projetos, etc) com o intuito de nivelar as informações entre os grupos e movimentos. Serão publicadas ainda, matérias informativas sobre o Fundo Municipal de Cultura e os mecanismos criados através do Sistema, como o Cadastro Cultural e a Lei do Patrimônio Cultural. Haverá também espaço para opinião pública, onde todo e qualquer produtor vai poder publicar um artigo.

O Jornal Cultura.RB é distribuído durante as reuniões do Conselho Municipal de Cultura e enviado às Instituições, Federações e Associações ligadas à Arte e ao Esporte. O material também circula em secretarias, centros e espaços ligados à cultura. Mais informações pelos telefones: 32242503 ou 32240269.

Nenhum comentário: