Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sábado, 3 de maio de 2008

“Rio Branco é o único município a cumprir os requisitos do Sistema Nacional de Cultura”


Que a capital acreana é pioneira no formato do seu Sistema de Cultura, bem como na forma de sua construção e implementação já não é novidade. Mas foi na última quarta-feira, em solenidade de assinatura do programa Mais Cultura, que o ministro Gilberto Gil foi apresentado ao modelo inovador de administração cultural de Rio Branco.

Após expor um resumo da história do Sistema, o prefeito Raimundo Angelim explicou algumas características que o tornam inédito. “Todos os cidadãos rio-branquenses são conselheiros, e os princípios da transparência e da auto-gestão dominam a nova cena da política cultural da cidade”, afirmou deixando claro que o Sistema não foi criado pela prefeitura, mas pela sociedade da qual a prefeitura é apenas uma parte. “E é verdade que dá um gosto muito maior fazer as coisas em parceria”, disse.

Além disso, Angelim fez questão de frisar e lembrar ao ministro da cultura a ousadia rio-branquense. “Pelo que sabemos, Rio Branco é o único município a cumprir integralmente os requisitos do Sistema Nacional de Cultura”. E assim, a prefeitura de Rio Branco reconhece e acredita na importância da participação pública na consolidação desse processo. “Falo isso para animá-lo a seguir em frente com o esforço necessário para que cada um dos municípios brasileiros crie o seu próprio caminho, mas não deixe de caminhar”, afirmou Angelim ao ministro da cultura.

A participação rio-branquense no Fórum de Secretários de Cultura das Capitais também foi citada, assim como a confiança na força do Plano Nacional de Cultura que irá orientar as políticas culturais em todo o Brasil, durante os próximos 10 anos. De acordo com o prefeito, a meta principal não é a aprovação deste ou daquele projeto, mas sim, um avanço na discussão de um verdadeiro pacto federativo na Gestão Pública da Cultura com a possibilidade de repasses Fundo a Fundo dentro de um conjunto de ações integradas que supere a fragilidade que a área da Cultura ainda tem em nosso país.

“Quem sabe assim, ao terminar em 2010 sua gestão à frente do Ministério da Cultura, possa estar consolidada o que hoje nos parece a mais inovadora gestão que esse ministério já teve, exatamente porque teve a coragem de mudar procedimentos e estabelecer as ações de longo prazo, o fortalecimento institucional e a participação efetiva da sociedade em seus eixos norteadores”, finalizou Angelim.

Leia do discurso completo do Prefeito Raimundo Angelim, clicando Aqui

Nenhum comentário: