Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Enquete

Ou: ... e o futuro disso aqui?

Este blog já existe há quatro meses, e em mais de 50 posts/publicações, descreveu e acompanhou todo o processo preparatório da I Conferência Municipal de Cultura, bem como a sua realização – com uma espécie de diário de viagem, matérias, avisos, etc.

Durante este período, o blog também publicou reflexões importantes para a discussão sobre a política cultural, apresentadas tanto pela FGB, quanto pela sociedade civil. Divulgando opiniões, posicionamentos e observações que incrementaram o debate.

Além disso, o blog teve – e ainda tem - a sua versão impressa: um ‘artigo-resumo’ é publicado toda a sexta-feira no Jornal Página 20. Mais ainda: todo o material aqui publicado compôs uma revista que foi distribuída durante a conferência.

Mas então, a conferência foi passando... passando... passando... e foi assim, vagarosamente e torturantemente nos deixando órfãos. Sem os encontros de todas as noites, sem mais polêmicas, debates, etc, etc... E agora, vamos escrever sobre o que afinal?


O documento está na Pró-juri, todos bem sabem. Lá, ele está sendo analisado juridicamente e ‘textualmente’, todos bem sabem. Depois, ele vai ser apreciado pela Câmara de Vereadores, todos bem sabem.

Mas, enquanto isso, a gente fala sobre o quê? O que você quer ler neste espaço?

O blog cumpriu a sua função inicial – a de acompanhar e descrever o processo preparatório para a Conferência, bem como a sua realização. E, claro, vai acompanhar a implantação do Sistema Municipal de Cultura em Rio Branco.

Além disso, no entanto, porém, acreditamos que este blog deve sim desempenhar outras funções. Mas quais? Esta ferramenta ‘internética’ deve nos servir mais pra quê?

Ajude-nos a decidir! Comenta aí e deixe a sua opinião!

*Charges produzidas por Daniel Cabral durante a Conferência.

15 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal da FGB, considerando que, ainda, nem todo mundo tem acesso à internet, assim como nem todo mundo lê jornal (principalmente os daqui),porque não reativar a NATIVA, através da qual se possa divulgar pensamentos e debates, além da nossa produção cultural, uma revista que pode ser levada a qualquer lugar?
(joão veras)

Unknown disse...

O blog tem que continuar para que seja feito um cenário de debates, com artigos sobre os mais diversos segmentos culturais, onde a galera possa publicar e ter acesso o que estar sendo produzido.
Sera muito legal se realmente pudessemos colocar em prática a ideia o colega João Veras, ai sim estaríamos dando continuidade a proposta fundamental da Conferência, que é levar a informaçao cultural até onde nao conseguimos alcançar.

Anônimo disse...

concordo com o joaozinho, a revista nativa pode ser um ótimo canal de comunicação e debate do pessoal da cultura de rio branco - viva a nativa!

j.artur disse...

eu acho bacana continuar com informações culturais, sabe?
deixar o espaço aberto para expressão de opiniões, como já era.
mais ou menos como o altino faz no blog dele, mas tendo esse aqui como um blog da sociedade, em nome da sociedade cultural.
talvez não tenha explicado muito bem, mas fica aí a opinião. acho que deu pra entender mais ou menos.
qualquer dúvida pode perguntar no meu blog que eu respondo! ^^

Anônimo disse...

Vamos reacender a discussão sobre Turismo? Nossa vão me matar...mas é preciso, já que falamos tanto nesse assunto e que de alguma maneira ficou sem entedimento, sei que os profissionais de Turismo, os empresários que trabalham com essa atividade, ficaram com um nó na garganta... Precisamos discurtir que história é essa que é tão propalada, vendida e discurtida mesmo que nos bastidores? Que sentido tem produzir um cd, uma peça de teatro, um filme, um show, um festival, implantar uma casa de cultura, um museu, uma sala memoria, escrever e publicar um livro. Se não tivermos público para essa demanda? Sei que o turismo pode e deve colaborar com nossos produtores culturais. Mesmo que eles achem que estamos ai para dividir os poucos recursos que os sobram, não queremos dividir nada muito pelo contrário podemos multiplicar esses recursos, com o a politica de um sistema cultural em conjunto com uma politica de turismo.
Bom se alguém se dispõe a discurtir e talvez chegarmos ao um denominador, que não será de ganhadores e perdedores ( convenhamos foi humilhante aquela votação..risos)mas td bem agora que deu o "gute" já engoli e to aqui disposta a remexer no que ainda é preciso para que tenhamos uma estrutura governamental no municipio de Rio Branco apoiando uma atividade que recolhe seus impostos e que está mais do que no tempo de ser vista. Chega né,assim vcs me mataram de verdade (risos).
Abraços a todos e concordo com vc quando diz: "que saudades das nossas discussões" ... risos.
Ana Lúcia - Historiadora e Guia de Turismo.

Nayanne Santana disse...

Acho que vocês deveriam continuar a propagar a CULTURA, aqui na nossa querida cidade isso precisa ser mais difundido.

Acredito que o blog deve servir como um "mural" para que jovens autores, artistas ou qualquer blogueiro de plantão possa se expressar e ser lido por outros que se interessam por cultura.

Anônimo disse...

O blog tem que continuar, porém tem que ter no paralelo, ações que justifiquem sua permanencia. O município precisa muito de investimento na produção cultural. Os vereadores já anunciam o I Fórum de ...Cultural, temos que ter cuidado prá não virar uma falácia sem tamanho, esses inúmeros fóruns,conferências e debates.Pode virar palanques para políticos e cargos em comissão se promoverem.
Apoio maior para a produção já!

Anônimo disse...

Acho que a Revista não elimina o blog. O blog deve continuar com a sua função específica, nesse início, de acompanhar todo o processo de tramitação, rumo à legalidade, do Sistema Municipal de Cultura. Também depois. Não devemos esquecer que a implantação do sistema é outra peleja que requer o acompanhamento e o debate da sociedade civil. O blog tem a função de possibilitar o debate "em cima do lance", o que a Revista já não tem por razões óbvias. Acho também que não devemos deixar de lado as outras mídias como o rádio e a televisão. Não é novidade pra ninguêm que a TV ALDEIA está sendo subutilizada pela cultura local. A FGB deveria propor a produção de um programa semanal sobre cultura. O mesmo vale para as rádios. As outras emissoras também poderiam participar deste projeto.
(joão Veras)

Anônimo disse...

Ótima idéia essa do veras, pq que não pensamos antes nisso?

Anônimo disse...

É que, o óbvio, nem sempre é óbvio. Por isso ninguém pensou nisso antes,porém mais vale um crí,crí pentelhando do que um crí,crí que não pentelha,a turma da cultura é de lascar o cano de qualquer baioneta nacional, veja que coisa mais chata esses imortais da Academia Acreana de Letras, dá até vontade de morrer só prá não ser confudido.O João Veras, não, esse é um mortal dos bons. Ao colega das 11:45.

Anônimo disse...

Em relação ao programa de tv semanal, já temos conversado muito, mas os custos de produção, mais o tempo de dedicação necessário para startar um projeto desses é grande. Por outro lado, em relação a revista Nativa. Alguem já tinha falado uma vez disso, já há algum tempo. Acho que o Silvio, mas não tenho certeza. Mas aquela Nativa era parte de um projeto maior de comunicação (junto com a radio cipó e a escola), numa época em que a gestão da cultura era ainda mais abangente. Acho uma boa idéia do João uma outra Nativa se conseguirmos achar um novo formato e uma nova proposta. Poderia ser um instrumento importante para o funcionamento transparente do sistema se tiver um conteudo tão multiplo quanto a propria Rio Branco e tão agil como esses tempos de blogs e noticias em tempo real. Ou seja, teria que ser no minimo mensal... Mas quem sabe...

Anônimo disse...

la vem o presidente colocar os pingos nos is, não tem jeito!

Anônimo disse...

se a fgb não pode fazer um programinha de tv com o apoio da tv aldeia quem poderá?

Anônimo disse...

Pq todo mundo tem medo da tv aldeia?

Anônimo disse...

O medo da TV Aldeia, deve ser porque o cacique é brabo e os índios uns abestalhados.