Cadê o Turismo? Ouvi esta pergunta em uma das reuniões de planejamento interno aqui da FGB. Propostas e Políticas Públicas para a área existem e precisam ir crescendo. Crescer com cuidado para ter bases que sustentem todas as necessidades do turismo. Neste dia 03 (sexta-feira), às 9h, acontece uma reunião com a SETUL/INVTUR, FGB e com o colegiado de Arte e Patrimônio para que possamos colaborar com o Inventário da Oferta Turística.
Mas, o que é o Inventário da oferta turística (o INVTUR)? É um instrumento que vai coletar informações nas categorias: Infra-estrutra de apoio ao turismo; Serviços e equipamentos e Atrativos Turísticos. Os resultados do Inventário vão compor um sistema de informação da SETUL.
O INVTUR um projeto do Ministério do Turismo para avançar no Plano Nacional do Turismo. Referências, exemplos, informações e conhecimento são fundamentais no processo de crescimento. Por isso, para gerar conhecimento na área a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil foi procurada pela Secretária Estadual de Esporte, Turismo e Lazer (SETUL).
Juntos, irão firmar um termo de cooperação para contribuírem com a construção do Inventário da oferta turística do Acre. E, assim como tudo que acontece aqui pela FGB, a instituição e sociedade civil, através das câmaras de patrimônio (onde está incluída a câmara temática de turismo) e arte irão ajudar a compor este Inventário.
Afinal, ninguém melhor que a sociedade para pontuar o que tem e deve ser mapeado. Respondendo a pergunta lá de cima. O turismo está aqui, na FGB. Para crescer, desenvolver, dar flores e vários frutos logo logo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário