Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Baile de Carnaval para idosos marca a entrega do Centro Cultural Lydia Hammes

Espaço contempla os moradores dos 18 bairros da Baixada do Sol (Foto: Assis Lima/Prefeitura)
Após revitalização, a prefeitura de Rio Branco devolve o Centro Cultural e Social Lydia Hammes à comunidade do Aeroporto Velho. A cerimônia ocorre nesta sexta-feira, 13, a partir das 15h, com um baile de Carnaval para a população idosa da região.

O público também poderá visitar o memorial fotográfico que foi concebido para preservar a história do espaço, que, na década de 1950, abrigou a Estação de Passageiros Salgado Filho. A entrega do imóvel faz parte das comemorações dos 50 anos de fundação do bairro.

Função social

O Lydia Hammes existe desde 1996 e contempla os moradores dos 18 bairros da Baixada do Sol, na Regional VI – a maior da cidade. Lá, os fazedores de cultura promovem atividades gratuitas em diversas áreas, além do consagrado forró do grupo “Redescobrindo a Vida”, aos sábados.

“Cumprimos mais esse compromisso com muito respeito e admiração pelos moradores da baixada. Estamos satisfeitos porque a comunidade proporciona um diálogo muito forte à administração municipal”, comenta Rodrigo Forneck, diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Resgate histórico

O primeiro aeroporto do Estado – Estação de Passageiros Salgado Filho – foi construído pelos praças da Guarda Territorial do Acre, sob comando do tenente-coronel Manoel Fontenele de Castro, na gestão de José Guiomard Santos.

A obra começou em 1947 e foi concluída dois anos depois. Porém, a entrega só ocorreu em 23 de março de 1950. O nome é uma homenagem póstuma ao político gaúcho Joaquim Pedro Salgado Filho, que foi primeiro ministro da Aeronáutica no período de 1941 a 1945.

O dia de inauguração ficou marcado por uma grande festa no salão principal, que recebeu decoração especial da ex-primeira-dama do Estado, Lydia Hammes. O frei Thiago Maria Matioli abençoou o espaço e, em seguida, deu-se início ao baile de aniversário do governador.

Na época, o prédio era considerado como um dos mais belos da arquitetura amazônica. O Rio Acre ainda exercia a função de ser a principal via de acesso até a estação, que era a única responsável por promover o contato do estado com outros centros do país.

Mudança administrativa

Rio Branco não era a mesma após duas décadas, quando a modernização se fez presente em todas as áreas de produção: da arquitetura aos novos modelos de avião. As aeronaves já não cabiam mais na pista do Salgado Filho e o número de passageiros também havia aumentado.

Em 1974, o ex-governador Francisco Wanderley Dantas abre as portas do Aeroporto Presidente Médici. Com isso, a Estação de Passageiros foi abandonada gradativamente e passou a ser conhecida como “Aeroporto Velho”.

A doação ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) ocorreu em 1978, na administração de Geraldo Gurgel de Mesquita. A partir de então houve um esforço para arborizar o entorno com o plantio de frutas da região.

A instituição ocupou o imóvel até a metade da década de 1980, ocasião em que foi entregue a Rio Branco. Sem uso específico, o ex-prefeito Jorge Viana assume o município e começa a promover várias atividades aos moradores. O compromisso assumido no passado permanece até hoje.

Nenhum comentário: