Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

FGB encerra editais referentes ao Carnaval nesta quarta-feira

Em 2014, Carnaval Comunitário ocorreu em 17 bairros da cidade (Foto: Assis Lima)
Abre alas que eu quero passar! No último dia 14, a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) divulgou o regulamento de apoio ao “Carnaval Comunitário”. Os representantes das associações de moradores de Rio Branco podem apresentar propostas até quarta-feira, 21, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Parque Capitão Ciríaco – o maior seringal urbano do mundo.

Enquadradas nos critérios de avaliação, as iniciativas receberão serviços de segurança pública, limpeza urbana, orientação de trânsito e até fechamento de vias – quando possível. Pouco tempo atrás, o Carnaval na Avenida Amadeo Barbosa era a opção mais acertada do poder público para divertir os foliões que estavam na Capital. Uma verdadeira apoteose de movimentos e vibração.

Mas, em 2014, o governo e a prefeitura propuseram um resgate desafiador para fortalecer essa grande festa como parte do calendário cultural. Renasciam, então, os bailes de Carnaval aqui e ali pelas ruas da cidade, em 17 bairros. Rodrigo Forneck, diretor-presidente da FGB, diz que essa é a forma encontrada para promover o aprimoramento organizacional e a valorização do evento.

“A administração do município e do governo apostam no incentivo ao protagonismo da sociedade civil organizada diante das manifestações culturais, em especial o Carnaval, além de valorizar e promover o popular em todas as vertentes criativas, ressaltando a importância também nas dimensões simbólica, econômica e turística”.

Blocos de rua

O período da folia ainda reserva o “Concurso de Blocos com Bateria”, que ocorre na segunda-feira de Carnaval, às 19h, na região da Gameleira – berço histórico de Rio Branco. Para concorrer, é obrigatório que haja no mínimo 30 ritmistas e 100 brincantes devidamente identificados com abadás. Alegorias e fantasias também são bem-vindas, desde que não exponham nudez.

“O edital ainda prevê a utilização de faixas, bandeiras, estandartes e similares”, explica Priscila Cordeiro, servidora do Departamento de Artes da FGB. Os participantes receberão ajuda de custo definida pela comissão organizadora. A ordem de apresentação será baseada na classificação do ano passado, sendo que os grupos que debutam em 2015 farão a abertura do desfile.

Restrições, premiação e inscrição

A prática de atos de discriminação, preconceito e intolerância, sejam de raça ou de gênero – incitações racistas e homofóbicas – ou de qualquer natureza que implique na violação de direitos do cidadão, pode render desclassificação e até medidas judiciais cabíveis. A divulgação espontânea de propaganda político-partidária também não é permitida durante a apresentação.

Os vencedores do primeiro ao quarto lugar receberão troféus e prêmios em dinheiro, que variam de R$ 500 a R$ 3 mil. Já as duas baterias que atingirem maior pontuação estarão automaticamente escaladas para comandar a música nas etapas eliminatória e final do “Concurso da Realeza do Carnaval” do ano que vem. As inscrições se encerram nesta quarta-feira, 21, na sede da FGB.

Editais disponíveis

- Apoio ao Carnaval Comunitário

- 4º Concurso de Blocos Carnavalescos com Bateria

Nenhum comentário: