Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tarde de esporte e lazer com estrelas do futebol nacional marcam oficialização da Secretaria de Esporte e Lazer de Rio Branco

“Rio Branco vai ´respirar´ esporte”. A expressão, proferida pelo prefeito Marcus Alexandre, reafirma o compromisso de sua gestão com a prática do esporte e a promoção do lazer como direitos fundamentais na busca pela qualidade de vida em Rio Branco. E é nesse contexto –e no ambiente de grandes eventos que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olímpiadas –que será criada oficialmente  nesta sexta-feira, 5, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Rio Branco (SEMEL), cujo titular é o professor Afrânio Moura.


Já nasce grande”, confirma Moura ao ressaltar a importância do órgão no universo esportivo da capital –aliás, muito mais que isso, na avalição do secretário estadual de Esporte, professor doutor Mauro de Deus: “o Estado trabalha com a performance, o alto rendimento. Essa ação não tem vida se não tiver o trabalho de base. Nesse contexto a criação da SEMEL é de fundamental importância não somente para Rio Branco como para todo o Estado do Acre”.

A oficialização da SEMEL será marcada por um dia de esporte e lazer na Cidade do Esporte, como é conhecida a região do estádio Arena da Floresta. Seus equipamentos serão o palco de diversas modalidades do desporto e lazer. No Arena, estrelas  nacionais do futebol máster, como o tetracampeão Viola e o famoso Biro-Biro, estarão disputando uma partida comemorativa com o time máster local. O jogo terá entrada franca, mas estará recebendo doações de alimentos para as famílias atingidas pela cheia do rio Acre em Rio Branco em parceria com os programas Rio Branco Amiga e Acre Solidário.
 

A Secretaria de Esporte e Lazer está entre as novas Pastas instituídas na Prefeitura pela gestão de Marcus Alexandre. Com ela, reafirma o professor Afrânio Moura, o prefeito quer transformar a capital do Acre em uma cidade de alta qualidade de vida através do desporto e das atividades de lazer. A proposta, além de efetivamente enfrentar a ociosidade, o uso e o tráfico de drogas infanto-juvenil,  é popularizar a prática do esporte, ampliar e otimizar a utilização dos equipamentos públicos para essas atividades. “O primeiro grande ato começa nesta sexta-feira  e todos estão convidados”, lembrou Moura.

No âmbito do significado da expressão “já nasce grande” está o Calendário Esportivo do Município de Rio Branco 2013, que traz os eventos que serão realizados a partir de junho próximo, como o Campeonato Municipal de Futsal, de 1 de maio a 5 de junho. O calendário encerra em 28 de dezembro o ano esportivo com o já tradicional Triathlon.
Mauro de Deus e Afrânio coordenarão a parceria entre o Município e o Estado na política esportiva local com programas como o Pintando a Cidadania, onde a SEMEL irá definir quais as famílias que irão participar do projeto que gera renda e trabalho nas comunidades com a fabricação de bolas de futebol e de outras modalidades. Em breve, coordenam também a realização do torneio interbairros e, junto com meio esportivo, potencializam a Lei de Incentivo ao Esporte.

E não só por isso a SEMEL realmente já nasce forte: em agenda recente com o ministro dos Esportes,  Aldo Rebelo, o prefeito recebeu a garantia da  inserção de Rio Branco  no Calendário Esportivo Nacional,  medida que traz à capital acreana a possibilidade de sediar as mais  importantes competições esportivas  realizadas no País.  Além disso, Rebelo assegurou recursos para implantação de programas e equipamentos esportivos. “Marcus Alexandre acertou ao decidir criar a SEMEL”, concluiu Mauro de Deus.

PROGRAMAÇÃO DA CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER DE RIO BRANCO

Sexta-feira, 5 de abril de 2013

16h – Apresentação de atividades esportivas no hall de entrada da Arena da Floresta
16h30 – Amistoso entre as escolinhas de futebol da capital
17h – Solenidade de lançamento da SEMEL (hall de entrada da Arena)
18h30 – Jogo comemorativo com a participação dos atletas másters Robert (Santos), Ronaldão (São Paulo), Biro Biro e Viola  (Corinthians) e Evair (Palmeiras)

Nenhum comentário: