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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Oficina para o Proler em Rio Branco/AC

O Comitê Proler e a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) ofertarão a Oficina Literária Proler com a temática “Leitura e Cidadania. Literatura e linguagem literária. Gêneros e Modalidades Literárias. Escrita e criação literária”. Ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Aurélio Ribeiro, de 6 a 10 de fevereiro, de 14h até 21h, auditório da Biblioteca da Floresta, a oficina é gratuita e as inscrições estão abertas até sábado, dia 3.

Para efetuar a inscrição, basta enviar e-mail para comunicacao.fgb@gmail.com com assunto “Inscrição para Oficina Literária Proler/FGB” e com nome, CPF e telefone para contato. Vale lembrar que as vagas são limitadas e será levada em consideração a ordem de inscrição.

Confira abaixo a ementa e todas as informações sobre o que será abordado durante a oficina.

1. PROPONENTE: Prof. Dr. FRANCISCO AURELIO RIBEIRO

2. TEMA: Leitura e Cidadania. Literatura e linguagem literária. Gêneros e Modalidades Literárias. Escrita e criação literária.

3. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 06 a 10 de fevereiro de 2012

4. LOCAL: Parque Capitão Ciríaco. Localizado na Avenida Dr. Pereira Passos, 225, Bairro 6 de Agosto, Rio Branco/AC.

5. EMENTA: Leitura: Conceituações. Finalidades da Leitura. Leitura e Cidadania. Literatura: Conceituações. Formas e Funções da Literatura. Especificidades da Linguagem Literária. Gêneros e Modalidades Literárias. Escrita e criação Literária. Qualidades e defeitos da escrita. Escrita criativa. Análise e produção de textos literários.

6. OBJETIVO GERAL: O curso visa promover o aprimoramento da produção literária acreana, através de uma discussão sobre a leitura e sua importância social, uma análise de conceitos e de textos sobre literatura e a linguagem literária e um incentivo à produção literária de diferentes gêneros e modalidades literárias, como incentivo à inserção de escritores e profissionais locais num programa de formação continuada.

7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
7.1. Conceituar Leitura e suas finalidades.
7.2. Reconhecer a importância social da Leitura na formação da Cidadania.
7.3. Conceituar Literatura e suas especificidades;
7.4. Diferenciar um texto literário de um não literário;
7.5. Reconhecer as formas e funções da Literatura, identificando-as nos textos.
7.6. Conhecer os gêneros literários, diferenciando-os bem como as modalidades literárias mais frequentes.
7.7. Reconhecer as principais características da escrita literária, as qualidades e defeitos da escrita.
7.8. Exercitar a escrita criativa em estímulos e técnicas dados pelo professor.
7.9. Analisar textos literários de autores nacionais e locais, reconhecendo-lhes a literariedade e os diferentes recursos usados em sua produção.
7.10. Refletir sobre a dimensão do poético, do imaginário e da memória da literatura.
7.11. Possibilitar aos escritores e profissionais da leitura acreanos o convívio com um ambiente de troca de experiência e de discussão sobre a arte literária e o fazer artístico.

8. PROGRAMAÇÃO DO CURSO:
1º dia: Leitura: Conceituações. Finalidades da Leitura. Leitura e Cidadania. CH: 8h
“A criação não pode completar-se sem a leitura, já que o artista deve confiar ao outro a tarefa de terminar o começado; um autor só pode perceber-se essencial à sua obra, através da consciência do leitor”. (Jean-Paul Sartre)

Apresentação do power point “Os Livros”. Apresentação dos participantes com a pergunta: “Que livro marcou minha vida?”

Audição do conto “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, gravado por Aracy Balabanian.

Exposição dialogada do tema “Leitura: Conceituações e Finalidades”.

Leitura e análise dos textos “Leitura”, de Graciliano Ramos e “Dona Penha”, de Francisco A. Ribeiro.

Leitura (prévia) e discussão dos textos “Dez considerações sobre leitura e escrita na escola brasileira”, de Marisa Lajolo e “O papel da leitura e da literatura no século XXI”, de Francisco Aurelio Ribeiro.

Apresentação e análise dos textos “Cena de rua”, de Angela Lago e “Rap Rua”, de Douglas Silva Lima, para discussão do tema “Leitura e Cidadania”.

2º dia. Língua e Linguagem. Literatura e Linguagem Literária. CH: 8h
“O personagem leitor é um personagem curioso, estranho. Ao mesmo tempo que inteiramente individual e com reações próprias, é tão terrivelmente ligado ao escritor que, na verdade, ele, o leitor, é o escritor”. (CLARICE LISPECTOR)

Apresentação, em power point, de conceitos sobre Língua e Linguagem. Análise dos textos “A Nossa Língua”, crônica de Júlia Lopes de Almeida, “Língua Portuguesa”, poema de Olavo Bilac,”Neologismos e Estrangeirismos”, crônica de Machado de Assis e “Língua”, composição de Caetano Veloso.

Apresentação, em power point, de conceitos sobre Literatura. Apresentação dos conceitos sobre “Forças e Funções da Literatura”, a partir de leitura prévia do texto “Aula”, de Roland Barthes e “Direitos Humanos e Literatura”, de Antonio Candido.

Análise do conto “A terceira margem do rio”, de Guimarães Rosa.

3º dia. Gêneros e Modalidades Literárias. CH: 8h
“Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações”. (Antonio Candido)

Apresentação, em power point, dos conceitos básicos de “Gêneros Literários”, a partir da concepção clássica da “Poética” de Aristóteles. Análise de alguns textos representativos dos gêneros Lírico, Épico e Dramático.

Tipos e modalidades textuais. Especificidades do Lírico, do Épico ou Narrativo e do Dramático.

Das formas clássicas aos hibridismos e intertextualidades contemporâneos. Leitura e discussão dos textos “Natureza da linguagem poética -significante e significado”(p.13-23) , de Salvatore D’Onofrio e “A intertextualidade na obra literária”, de Graça Paulino et alii. Análise do “Conto de escola”, de Machado de Assis.

4º dia. Escrita e Criação Literária. Análise de textos narrativos. CH: 8h
“Esse objeto em que se inscreve o poder, desde toda eternidade humana, é: a linguagem -ou, para ser mais preciso, sua expressão obrigatória: a língua”. (R. Barthes)

Estudo do texto “Formas de Narrativa” (p. 88 a 106), de Salvatore D’Onofrio, enfocando as seguintes modalidades narrativas: Mito. Lenda. Conto popular ou maravilhoso. Conto erudito ou literário. Epopeia. Romance. Novela. Crônica. Biografia. Anedota. Apólogo. Fábula. Provérbio.

Ilustrar cada modalidade com textos da literatura clássica e/ou contemporânea, incluindo os produzidos pelos escritores acreanos publicados em “Nova Literatura Acreana” (2008).

5º dia. Redação. Qualidades e defeitos da escrita. Escrever e criatividade. Prática de produção de textos literários. Compartilhamento de experiências. CH: 8h
“E nasci para escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo. Eu tive desde a infância várias vocações que me chamavam ardentemente. Uma das vocações era escrever. E não por que, foi esta que eu segui. Talvez porque para as outras vocações eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado é a própria vida se vivendo em nós e ao redor de nós”. (Clarice Lispector)

Apresentação, em power point, do assunto “Redação. Qualidades e defeitos da escrita”.

Trabalho com prosa. Produção de um texto narrativo, conto, caso ou crônica. Para conto, considerar a seguinte provocação: “Você está em um país estrangeiro, não conhece a língua do povo, perdeu o dinheiro e os documentos. O que fazer ?’’

Para caso, narre a história de alguém que encontrou um fantasma, algum ser mitológico ou fantástico. Para crônica, leia “O nascimento da crônica”, de Machado de Assis, e faça uma crônica metalinguística, narrando “como nasce uma crônica”, para você.

Os trabalhos serão compartilhados, em forma de varal.

Trabalho com poesia. Proposta de produção de texto poético com o tema “Ecologia e crítica ao desmatamento”, tendo como mote “Minha terra tinha palmeiras onde cantava o sabiá”.

Apresentação dos quadrinhos de Caulos, “Vida de passarinho” (JB, 9/7/1978) e do desenho de LAN (JB, 27/5/1979) como motivação para a criação de um texto poético, individualmente ou em grupo. Após a produção, compartilhamento das produções com o grupo e leitura, em coro, em forma de jogral, do poema “Os rostos da Amazônia”, de João de Jesus Paes Loureiro.

Encerramento.

9. AVALlAÇÃO:

A Avaliação será diária, pela frequência às aulas, pela participação nos debates e nas atividades feitas em sala, nas leituras prévias e, ao final, através de um instrumento fornecido pelo PROLER, elaborado, também, pelo especialista, e que deverá ser entregue por todos os participantes, ao final do curso.

10. BIBLIOGRAFIA:

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Ars Poética, 1992.
BARBOSA, Severino A. M. Redação: Escrever é desvendar o mundo. 8ed.Campinas: Papirus, 1992.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, s.d.
_________.O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1998.
CAMPOS, Carmen L. e SILVA, Nilson J. Lições de Gramática para quem gosta de literatura. São Paulo: Panda Books, 2007.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade.11ed.Rio de Janeiro: ABL,2010.
________. O Direito à Literatura. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CLAVER, Ronald. Escrever e Brincar. Oficinas de Textos. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor Literário. São Paulo: Global, 2003.
COSTA, Sérgio R. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CULLER, Jonathan. Teoria Literária. Uma Introdução. São Paulo: Beca,1999.
D’ONOFRIO, Salvatore. Forma e sentido do texto literário. São Paulo: Ática, 2007.
ECO, Umberto. Ensaios sobre Literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.
LAJOLO, Marisa. Literatura: Leitores & Leitura. São Paulo: Moderna, 200l.
MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007.
MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
MARINHO, JORGE M. A convite das palavras. Motivações para ler, escrever e criar. São Paulo: Biruta, 2009.
MAROTO, Lucia H. Biblioteca Escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia não é difícil. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1992.
MORETTI, Franco. Signos e estilos da modernidade. Ensaio sobre a sociologia das formas literárias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
NOVA LITERATURA ACREANA. Rio Branco: FGB, 2008. 360p.
PAULINO, Graça e outros. Intertextualidades: Teoria e Prática. 2ed. Belo Horizonte: Lê, 1997.
PONDÉ, Glória et alii. Brasil em cantos e versos: Natureza. São Paulo: Melhoramentos, 1992.
PROLER. Formação de leitores e construção da cidadania. Memória e Presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008.
RIBEIRO, Francisco A. Ensaios de Leitura e Literatura Infantojuvenil. Serra: Formar, 2010.
RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.
SARTRE, Jean-Paul. O que é Literatura? São Paulo: Ática,1989.
SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. 11ed. São Paulo: Globo, 2003.
SILVA, Ezequiel T. da. Leitura e Realidade Brasileira. 5ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.
Vitória, 20 de novembro de 2011.
“Dia da Consciência Negra”.
Prof. Dr. Francisco Aurelio Ribeiro- AEL. IHGES. PROLER-ES.

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