Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Fundação Garibaldi Brasil diploma projetos da Lei de Incentivo

A solenidade aconteceu no Centro Cultural Neném Sombra


Leonardo de Alencar foi um dos 84 proponentes de projetos aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura que participou da solenidade de diplomação, nesta sexta-feira, no Centro Cultural Neném Sombra. Esta é a primeira vez que o rapaz tem um projeto financiado por este mecanismo, apesar de já ter tido projetos aprovados no Fundo Municipal de Cultura. O projeto recém-diplomado é uma continuação do trabalho de artesanato com mulheres carentes do Tucumã realizado pela Comunidade Corrente do Bem, do qual faz parte. “No Fundo Municipal temos um recurso menor e uma competição menor. A aprovação deste projeto na Lei mostra que o trabalho que estamos desenvolvendo realmente é importante para a cidade de Rio Branco” afirma.
O produtor cultural, Leonardo de Alencar, recebe seu projeto da FGB

Os diplomas comprovam que o projeto foi beneficiado na Lei de Incentivo e pode ser usado na hora de negociar com os empresários a troca de bônus. A lista de projetos aprovados está disponível no blog www.culturarb.blogspot.com e no site www.riobranco.ac.gov.br. O edital de 2009 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura ficou aberto durante um mês, entre os dias 03 de março e 03 de abril, recebendo projetos nas áreas de Arte, Patrimônio Cultural e Esporte. Foram 253 projetos apresentados, sendo 121 de Esporte, 41 de Patrimônio Cultural e 91 de Artes. Desses projetos, 84 foram aprovados, sendo 41 das áreas de Artes e Patrimônio Cultural e 43 de Esporte e Lazer. Os proponentes que não estiveram presentes na solenidade, podem pegar seus diplomas na Fundação Garibaldi Brasil, localizada no Parque Capitão Ciríaco.

O conselheiro Luis Ailil Vianna também foi certificado na solenidade, mas não por um projeto que apresentou e sim por seu trabalho na Comissão de Avaliação de Projetos. A Comissão é composta por um membro da Secretaria Municipal de Finanças, um técnico da FGB, três conselheiros das áreas de Arte e Patrimônio Cultural e três conselheiros da área de Esporte. Luis é representante da área de Patrimônio Cultural e já havia apresentado projetos na Lei de Incentivo, mas foi a primeira vez que trabalhou como avaliador. Uma novidade que já mudou sua visão. “Quando apresentei pela primeira vez, fiz um projeto inadequado para a realidade acreana. Hoje percebo isso. Há outras prioridades que devem ser pensadas”, admite. “Avaliar esses projetos exige muita responsabilidade e sensibilidade, não se pode analisar friamente, é preciso pensar em todo o contexto”, complementa.

Diplomas dos projetos aprovados são entregues durante a solenidade

Vale ressaltar que os bônus devem ser trocados - com valor parcial ou total - até sessenta dias, a partir da data da Diplomação dos Projetos. Aqueles que não cumprirem esse prazo, serão desclassificados. Maiores informações através dos telefones 3224-0899 e 3224-0269.

Nenhum comentário: