Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 6 de março de 2009

Centro Cultural Thaumaturgo Filho inaugura as atividades do PELC

Abertura acontece nesta sexta-feira com diversas atividades esportivas e culturais



Aulas de teatro, ballet, hip-hop, capoeira, ginástica, vôlei de areia, entre outros, são várias as atividades promovidas pelo Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Trata-se de um programa federal que em Rio Branco está sendo implementado através de dez núcleos com o apoio da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil. O Centro Cultural Thaumaturgo Filho é o primeiro destes núcleos a iniciar a programação. A abertura acontece nesta sexta-feira (06), na Praça Primavera, próximo ao colégio João Aguiar.

As atividades realizadas pelo PELC são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no Centro Cultural. A inauguração acontece com um exemplo das atividades que vão acontecer durante o ano, como apresentações de karatê, ginástica, jiu-jitsu. Além disso se realizará mini-campeonato de vôlei de areia durante o evento, com inscrições feitas na hora. A Praça Primavera vai se transformar em um palco para a apresentação teatral do ator Luis Carlos.

Oito agentes foram capacitados pelo PELC para atuar neste Centro Cultural. As aulas acontecem no decorrer do ano. “Haverá atividades para todas as faixas etárias”, enfatiza Shelley Torres, coordenadora do Centro Cultural Thaumaturgo Filho. “São desde salas de leitura para a comunidade até capoeira para a terceira idade. Estamos também tentando montar um grupo de teatro este ano”, explica a coordenadora.

Com dez anos, o Centro Cultural Thaumaturgo Filho foi inaugurado no dia 22 de setembro de 1998. Seu espaço foi criado para atender as comunidades da regional IV, onde ficam os bairros Manoel Julião, Conquista, Nova Estação etc.

Sobre o Programa de Esporte e Lazer na Cidade

O Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) foi criado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer/SNDEL, do Ministério do Esporte, e em Rio Branco conta com o apoio da Fundação Muncipal de Cultura Garibaldi Brasil. Incluídas na sua programação, estão às atividades do Programa de Leitura da FGB e do projeto “Brincando como Antigamente: Jogos e Brincadeiras Tradicionais”.

O objetivo do programa é suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer. A capacitação de 71 agentes aconteceu entre os dias 11 e 14 de fevereiro em Rio Branco. O programa atenderá a crianças, jovens, adultos, além da terceira idade e portadores de necessidades especiais, com atividades periódicas e eventuais, recreativas, de esporte, lazer e de leitura. As atividades do programa têm a meta de atingir quatro mil pessoas diretamente e se estima que alcançará mais 48 mil indiretamente.

Mais informações: 3224-7941

Nenhum comentário: