Se o dia tivesse 25horas, nós não teríamos a idade que temos. O nosso corpo seria então o mesmo? Muitas atividades têm movimentado as produções culturais da cidade. Gestores e fazedores recebem – alguns empolgados e outros empolgadíssimos - as demandas e os convites para produzir e prestigiar as ações da cultura.
E para não perder o costume, a gente faz questão de se esforçar um pouquinho para fazer alguma reclamação... Afinal, isso tudo é muito chato, pois não dá tempo para acompanhar e participar de tudo. E claro, nós queremos e devemos sim estar lá. Mas de quem é a idéia de realizar tudo ao mesmo tempo?
Queremos participar de todas as Oficinas do Plano Municipal de Cultura, estudar as propostas e dar o nosso pitaco na construção do documento. É nosso direito, pois. Queremos visitar o novo espaço cultural da cidade, a Casa Dona Neném Sombra, e sentir aquela alegria de ver mais um cantinho exclusivo para o aconchego da cultura.
Queremos nos inspirar nas paisagens e nos saberes e fazeres de Rio Branco e fazer um quadro para participar do IV Concurso de Pintura “As Cores da Cidade”, ou ainda, inscrever-se também no “Salão dos Novos”. Os amantes das Artes Visuais mais voltados ao digital, podem participar do “I Concurso de Fotografia Digital do Procon”.
E não podemos deixar de ir, à noitinha, prestigiar aos shows do circuito “A cidade se diverte”, dando uma passadinha também na apresentação do “Acústico em Som Maior”. Mas se em vez de palco e música, você é mais atraído pela telinha e pelo audiovisual, sua opção então fica nas exibições de vídeos que acontecem lá na Biblioteca da Floresta.
Além de tudo isso, devemos sem dúvida, acompanhar os 35 projetos aprovados no Fundo Municipal de Cultura. Sem contar aqueles que acontecem financiados por meio das Leis de Incentivo, ou até mesmo aqueles independentes.
É moçada, muita coisa acontece e sabe-se lá se ficamos sabendo ou não. Falando nisso, quais são as melhores estratégias para se promover o acesso aos meios de comunicação e compartilhar de forma eficaz as informações acerca dos acontecimentos da cultura?
“Comunicação é Cultura” é a oficina que acontece nos próximos dias 06 e 07, na Escola Campos Pereira. Faça uma arte no seu relógio, dê um golpe mortal na falta de tempo, presencie mais eventos culturais e construa mais histórias para contar e mais informações para dividir com a gente! Se o tempo ensina, então, vamos convencê-lo a ser nosso companheiro e a não desaparecer dos nossos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário