Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Um passo de cada vez

Ou: Um, dois, três e, já!

Quanto frio!!! Mas de gelado, só o tempo mesmo. Nossa cultura e nossos fazedores culturais, cada vez mais ardentes, desbravam a cada manhã e tarde quentes ou frias, os caminhos e descaminhos do Sistema Municipal de Cultura.

Falar de avanços pode se tornar repetitivo, mas é inevitável não citar os anseios em torno dos novos Editais de Cultura lançados na cidade. Uma das conquistas é poder notar pessoas de segmentos e movimentos culturais distintos assumindo a tarefa de dialogar em busca da construção de projetos que atendam aos interesses coletivos.

Daqui umas semanas, saberemos quais os projetos aprovados nestes primeiros editais. Para a avaliação, a Comissão de Análise Técnica vai produzir um parecer sobre cada um deles e repassá-los à Comissão de Avaliação e Seleção, composta e eleita pelo Conselho Municipal de Cultura.

E neste sábado (28), vai ter reunião da Plenária dos Fóruns Setoriais de Arte (se vai ter também de Esporte e Patrimônio Cultural, é decisão a ser tomada após o fechamento desta redação, portanto confira no nosso blog!). A reunião será das 8h às 12horas, no auditório do Colégio Armando Nogueira.

A pauta principal deste encontro é fazer uma reflexão sobre os editais lançados, apontar imprecisões dos documentos, seus efeitos diante o andamento e trabalhos das Câmaras Temáticas, além de já iniciar o levantamento de indicativos para os próximos editais a serem lançados.
E assim a gente vai caminhando. Vendo e conferindo na prática aqueles tantos artigos e incisos das Leis 1.676 e 1.677 do Sistema Municipal de Cultura, que de início, quase aparentou uma abstração do nosso mundo já tão concreto.

Mas não vamos conceituar e enumerar literalmente todas as nossas conquistas. Definir seria limitar. É preciso um passo de cada vez, e que cada passo seja dado em territórios conquistados não no grito, mas na compreensão e aceitação da diversidade e em solo sustentável.

E que as nossas novas visões e concepções de política pública cultural sejam interiorizadas na consciência; expressas pela ideologia e refletidas nas nossas ações. Você ainda está fora dessa? Entre já!

Nenhum comentário: