Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

sexta-feira, 7 de março de 2008

As Câmaras Temáticas de Cultura

Ou: Cinco temas específicos

O primeiro é: Interesse, consciência e confiança. Não necessariamente nesta mesma ordem. Mas estas são algumas das palavras chaves para o processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura. É preciso que os produtores culturais tenham consciência da importância deste sistema e interesse para encarar o desafio de colocá-lo em prática.

O documento aprovado na Conferência de Cultura define uma parceria entre vocês (sociedade civil, produtores culturais) e a gente (FGB) para a administração da cultura no município. Mas como fazer isso sair do papel sem acreditar e atuar nele? É impossível.

O segundo: Na última semana foi lançado o Edital 2008 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A partir de então, os produtores já podem enviar os seus projetos à FGB e concorrer ao financiamento. Antes de ser lançado, o documento foi discutido e avaliado pela sociedade, e assim, algumas alterações foram feitas para a melhoria desse mecanismo. Está insatisfeito com a Lei? Faça as suas anotações, em breve ela será nossa pauta principal.

O terceiro: Finalizado o prazo de inscrições para o I Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura Acreana. Ao todo, 152 trabalhos concorrem – além dos prêmios em dinheiro - à chance de ser publicado e divulgado entres as bibliotecas livrarias, etc. Não fez a sua inscrição? Pois continue a fazer suas produções, o prêmio não termina por aqui!

O quarto: Finalmente, as Câmaras Temáticas de Cultura! Mas o que é isso afinal? Simples: Os atuantes em cada segmento cultural (artes marciais, música, culturas ayahuasqueiras, por exemplo) se encontram para definir, entre inúmeras outras questões, as políticas que querem para o segmento no qual atuam (o que tá bom, o que tá ruim, o que tem que mudar, como, quando e por quê).

A FGB está organizando o início destes encontros, mas, a sua continuidade deve acontecer conforme definição de cada Câmara Temática – o que implica que os atuantes tenham consciência, interesse e confiança! O que for decidido e colocado nos encontros vai ser repassado ao Colegiado dos Fóruns Setoriais - que já são temas para outras edições da coluna.

O quinto:
Ficamos por aqui e aguardamos as suas críticas, dúvidas, sugestões, recados... afinal, esse espaço é nosso! Se quiser saber mais sobre as Câmaras Temáticas já formadas e seus respectivos representantes, acesse o nosso blog e participe das reuniões. Faça a sua parte e seja também responsável pela gestão da cultura na capital acreana! Mais informações ligue para: 32242503 ou 32240269.

Nenhum comentário: