Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

terça-feira, 4 de março de 2008

Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura: 152* trabalhos inscritos

Divulgação dos resultados acontece em junho

Encerrou na última sexta-feira o prazo de inscrições para o I Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura Acreana. O prêmio homenageia o artista que nomeia a Fundação Municipal de Cultura de Rio Branco, e está incluído na programação que comemora o seu centenário de nascimento. Garibaldi Brasil, além de vários talentos na área artística, apresentava habilidades também com a escrita, a poesia, o jornalismo, a crônica, etc.

A realização tem vários objetivos: fomentar a produção literária e fazer circular essa produção; reconhecer e valorizar os escritores acreanos, entre outros. De acordo com Tânia Oliveira, a responsável pelo projeto e coordenadora do Programa de Leitura da Fundação Garibaldi Brasil, para a primeira edição do prêmio os 152 trabalhos divididos entre Poemas, Contos, Crônicas, Romances, Ensaios e Relatos, memórias e casos, representam um bom número.

Tânia Olivera (FGB), Clodomir Monteiro e Robélia Fernandes (AAL), os coordenadores do Prêmio

“A procura foi realmente grande, conhecemos várias pessoas que não imaginávamos que tinham trabalhos nessa área literária, vimos que há muita gente que escreve mas que anda omissa”, diz ela.

Além disso, na opinião da coordenadora, essa primeira etapa do prêmio [as inscrições] foi muito importante para a interação entre escritores e a instituição. “Os contatos que firmamos com os escritores por meio dessas inscrições são essenciais para o nosso trabalho, principalmente agora com a implantação do Sistema Municipal de Cultura”, explica Oliveira.

Também já é possível visualizar a importância da continuidade do prêmio. “O Prêmio deve continuar no calendário da Fundação, muitos já prometeram escrever ou dar continuidade a um romance, a categoria menos procurada nesta primeira edição”, afirma a coordenadora.

A categoria de mais destaque foi a de poemas, com 61 inscritos, o que representa 41% dos trabalhos. As produções escolhidas serão publicadas em livros que serão distribuídos nas bibliotecas em livrarias da cidade, reunindo produções de professores, acadêmicos, jornalistas, blogueiros, jovens escritores e escritores já renomados. A próxima etapa é a composição da comissão avaliadora.

Os resultados deverão ser divulgados em junho e, após três meses, acontece o lançamento das publicações. O I Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura Acreana é uma realização da Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Academia Acreana de Letras – AAL. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 32242503.

*você pode ter lido por aí que eram "quase 150", poisé, nesta tarde chegaram pelo correio mais quatro trabalhos postados no dia 29!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá queridos, considero importante a continuidade destas ações, em especial, o Prêmio Garibaldi Brasil, que tem tudo para se afirmar e se tornar referência para a região norte. Como vemos em outros horizontes, um concurso pode incentivar a ação e produção de toda um grupo de artistas que antes se escondiam. Grande iniciativa. Sobre o lançamento do edital da lei de incentivo, não compareci por que tive um prequeno imprevista; mas em frente, que a poesia nos una e nos conduza...

GiselleXL disse...

Eu, sinceramente, não vejo a hora de ver os materiais escolhidos publicados e ler tudo, tudinho! Deve ter cada coisa... to suuuuuuuuper curiosa!

:D