Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O que você está lendo?

Uma viagem pelas ações literárias em Rio Branco

Telas e teclados. Um monitor e um mouse. O livro, na estante, esconde-se por trás de poeira já antiga. Surge a internet. O mundo todo conectado. Trocando notícias, informações e reflexões. Os arautos profetizam o fim dos livros, dos jornais e demais impressos. Foi assim com o rádio, na época da chegada da TV. Aliás, com a popularização da internet, julga-se também o fim da televisão, telefone, etc. E assim, cada mídia é imposta como se fosse engolir a outra. E, em meio a isso tudo, por onde anda a nossa leitura?

A leitura – nas suas mais variáveis formas e jeitos – representa as janelas para viagens a qualquer época e lugar, em quaisquer estradas e trilhas. É quase um sinônimo de liberdade. E assim, com o surgimento diário de tantas coisas que nos aprisionam, por que nos livrar e deixar sumir as poucas que nos dão a chance de ser livres?

Encarar um livro e suas mais diversas aventuras por entre linhas, páginas e capítulos exige coragem. E é para encorajar crianças, jovens e adultos a aceitar o desafio da leitura de um livro, de um jornal ou de uma revista; a leitura de uma canção, de uma obra plástica ou de qualquer outra arte, atividade esportiva e manifestação cultural; ou, ainda, a ousar pôr no papel as palavras mesmo que sem rimas e enredos, que a Prefeitura de Rio Branco, via Fundação de Cultura Garibaldi Brasil planeja a continuidade de ações de incentivo à leitura para 2008.

Feira do Sebo; Prêmio de Literatura; Oficinas de Incentivo à Leitura em bairros, parques, centros culturais; Encontro de Contadores de História, Leitores e Escritores; Semana do Livro Infantil e a participação dos atuantes nessa área nas Câmaras Temáticas do Sistema Municipal de Cultura são alguns dos projetos e iniciativas em prol da área literária para o município de Rio Branco.

PROGRAMA DE LEITURA


Mesmo na ausência das palavras e da escrita, a interpretação e a leitura sempre estiveram vivas junto à existência humana. O Programa de Incentivo à Leitura tem, entre outros, o objetivo de mostrar que a Leitura se mantém presente em vários segmentos culturais e que todos estão envolvidos nesta arte. Uma equipe de agentes realiza, com música, teatro, pintura e diversas atividades de lazer, o incentivo à leitura em bairros, parques e centros culturais de forma associada a ações da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado do Acre.

Para promover o intercâmbio e a interação entre novos e antigos escritores e leitores, a FGB, em parceria com o Sesc, planeja o “Encontro de Contadores de Histórias, Leitores e Escritores”. Nesse projeto, os apreciadores da literatura se encontrarão periodicamente para uma roda de conversa – e de leitura – sobre a arte de falar e ouvir, e de dividir histórias.

ARTE-EDUCAÇÃO – Em bairros carentes e áreas de risco social, é realizado o Programa de Infra-estrutura e Urbanização, pela Prefeitura de Rio Branco com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Numa contrapartida social, propondo um conjunto de ações sócio-educativas naqueles bairros, a Prefeitura conta com a atuação da FGB em atividades de leitura, jogos e brincadeiras e educação patrimonial realizadas em sede de associações, igrejas e escolas.


ESPORTE E LAZER - O Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC é do Ministério do Esporte e vai acontecer em Rio Branco a partir de maio, por meio da Fundação Garibaldi Brasil. Incluídas na sua programação, estão as atividades do Programa de Leitura da FGB e do projeto “Jogos e Brincadeiras Tradicionais”. O programa está sendo realizado em dez núcleos divididos entre a área urbana e rural da cidade, atendendo a crianças, jovens, adultos, além da terceira idade e portadores de necessidades especiais, com atividades periódicas e eventuais, recreativas, de esporte, lazer e de leitura.

MERCADO CULTURAL – Para o incentivo à Leitura, outras parcerias ainda terão continuidade neste ano, como no programa de artes integradas “Mercado Cultural”, realizado pela FGB, Fundação Elias Mansour e Tv Acre. O programa consiste na realização de atividades de leitura, teatrais e musicais aos finais de semana, no Mercado Velho, a partir do mês de junho.

ONDE LER?

As bibliotecas e casas de leituras estão cada vez mais presentes nos bairros e cotidiano dos acreanos. A Casa das Delícias, localizada no Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco, é um espaço que oferece acervo para leitura livre, aberto de segunda à sexta-feira, das 9h às 11horas e das 15h às 17horas, a toda sociedade, para visitação livre e com programação para receber escolas.

No Capitão Ciríaco, também está disponível uma hemeroteca que reúne jornais locais e livros de história e literatura acreana para pesquisa. A leitura também tem seu espaço reservado no Centro Cultural Lydia Hammes, que recebe diariamente os moradores do Bairro Aeroporto Velho.

FEIRA DO SEBO -
Além dos espaços reservados à leitura, é realizada a Feira do Sebo, oferecendo a toda sociedade o acesso a livros diversos a um baixo preço, além de promover a circulação de livros usados entre leitores. A Feira também conta com atividades como teatro, jogos de mesa, música, etc. Ela acontece a partir do mês de abril, às tardes de sábado, no Calçadão do Mercado Velho.

CALENDÁRIO - Várias datas comemorativas homenageiam escritores e a arte de ler e escrever. Datas que não passam em branco no calendário das ações da FGB, como a Semana do Livro Infantil, no mês de abril. Aqui, uma ampla programação é organizada para promover o incentivo à leitura por meio de brincadeiras, jogos e atrações artísticas. O mesmo acontece no dia do folclore, no dia dos namorados, no dia das crianças, entre outros. Cada data é utilizada para, entre uma arte e outra, entre uma atividade de lazer e outra; entre esporte e outro, difundir a prática da leitura.

Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura Acreana

E quem é que nunca ousou rabiscar um bilhetinho poético? Quem nunca fez uma crítica política (ou esportiva), contou um caso, sonhou com um romance, viveu um fato tão irônico como uma crônica? Para ter certa intimidade com as palavras não é preciso escola, experiência ou formação acadêmica. Para incentivar novos escritores e aventureiros e continuar encorajando os já tradicionais atuantes nessa área, é que a FGB está realizando o Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura Acreana.

São seis categorias: Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Romance e Relatos, memórias e casos. A temática é livre e todos podem participar. Somente nas categorias de Ensaio e Relatos, memórias e casos que a produção deve versar sobre temáticas e/ou personagens acreanos. A inscrição é gratuita e vai até o dia 29 deste mês. Os melhores trabalhos serão publicados e, os três selecionados em cada categoria serão premiados com até R$ 1.500,00.

O Prêmio que está movimentando a produção literária – recebendo inscrições até de outros estados - faz parte das comemorações do centenário de nascimento de Garibaldi Brasil, artista de tantas habilidades: jornalista, pintor, escritor, advogado, escultor, chargista. Com essa iniciativa, uma parceria entre a FGB e a Academia Acreana de Letras – AAL, será possível ter um retrato da produção literária acreana, além de estimular e divulgar a escrita acreana e as histórias daqui.

Literatura e Sistema Municipal de Cultura

De acordo com o Sistema Municipal de Cultura de Rio Branco, construído no ano passado durante a I Conferência Municipal de Cultura, será estabelecido um Conselho Municipal de Políticas Culturais. Este conselho está dividido em quatro instâncias, a primordial de participação da sociedade são as Câmaras Temáticas. Elas podem ser constituídas por uma quantidade infinita de produtores e compostas por toda e qualquer pessoa inscrita no Cadastro Cultural.

Na Câmara Temática de Leitura serão estabelecidas as diretrizes, metas, prioridades e estratégias para o setor. As reuniões das Câmaras Temáticas têm início no próximo dia 25, e acontecerão de segunda à sexta-feira, às 14horas, no auditório da Prefeitura do Centro. Os envolvidos na área de leitura (escritores, leitores, bibliotecários, agentes de leitura, contadores de história, etc), deverão se reunir no dia 28.

E assim, planejando ações integradas entre os mais diversos segmentos culturais e caminhando em consonância aos seus eixos norteadores: o acesso aos bens culturais, o fortalecimento das identidades locais e a consolidação de um sistema de gestão participativa; que a FGB tenta revelar como nossa leitura está e que pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar, numa viagem livre e diversificada, mas de rumos bem definidos. Mais informações pelos telefones: 32242503 ou 32240269.

Nenhum comentário: