Relatório de Gestão CMPC e Fale Conosco

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Catraiada: uma competição histórica

No aniversário da cidade, os rio-branquenses vão presenciar uma atividade esportiva cheia de história


Eles representam uma classe de trabalhadores. A profissão é antiga, mas não perdeu a sua importância e utilidade nos dias atuais. É tradição, é popular. Faz parte da história do Acre e de Rio Branco. E neste ano, quando a cidade completa 125 anos, eles serão convidados a participar de uma atividade especial. Mostrarão a sua garra e provarão que uma cultura forte sobrevive sim aos tais avanços e modernidade.

“Por ser uma cidade dividida ao meio pelo rio Acre, o meio de transporte que mais se popularizou foi a catraia. Muito antes de circularem ônibus, as catraias já faziam a travessia entre os dois lados da cidade”, explica o historiador Marcos Vinícius. Segundo ele, existia até uma catraia pública, popularmente conhecida como Jabuti, por sua proverbial lentidão. “Mas era de graça, e isso era o mais importante para aqueles que não tinham dinheiro para pagar a passagem”, diz o historiador.

Assim, não é de se estranhar que nas mais diversas datas festivas, como 7 de Setembro ou 24 de Janeiro, fosse comum a realização de catraiadas. “Os barrancos do rio ficavam lotados de pessoas torcendo pelo catraieiro de sua preferência. Eram os anos 40 e 50, quando ainda nem havia estradas ligando o Acre ao resto do país”.

Depois de muitos anos sem acontecer, o Governo do Estado voltou a incentivar esse esporte popular que aos poucos vem retomando sua antiga força. Em 2005 e 2006, novas atividades foram adicionadas, como futebol e vôlei de areia e campeonato de peteca de pena, o que envolveu também amigos e familiares dos catraieiros.

Este ano, a Catraiada acontece como parte da programação de 125 anos do aniversário de Rio Branco, e integra o projeto Esporte Nos Barrancos do Rio Acre, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

“Estamos indo atrás dos catraieiros, convidando-os a participar. Queremos colocar no mínimo dez na competição”, diz Rubiscley Maia, um dos responsáveis pelo projeto. “Eles adoram a atividade, principalmente pela premiação. Estamos estudando a possibilidade de fazer uma categoria feminina, afinal, temos três catraieiras e já convencemos duas a participar”, completa.

Eliel Lopes, 22, é catraieiro há seis anos e foi o vencedor da catraiada que aconteceu no ano passado. “É preciso ter paciência e concentração”, diz ele. Quanto aos balseiros, Lopes conta que não há segredo. “Os balseiros a gente tira de letra”. Ele conta ainda que expectativa para a competição cresce ao passar dos dias. “Na semana da atividade, o pessoal já começa a se esforçar mais e combinar algum treino, todo mundo se envolve”.

COMPETIÇÃO:

A catraiada vai acontecer no dia 28, às 9horas. A largada será no Porto da Gameleira, sendo a chegada na Passarela Joaquim Macedo. A categoria é individual, todo e qualquer catraieiro pode participar. As inscrições devem ser feitas no Parque Capitão Ciríaco, no departamento de Desporto e Lazer; na Fundação Elias Mansour, no departamento da Lei de Incentivo à Cultura ou no dia e no local da competição. Todos os participantes receberão medalhas e camisetas. Os três primeiros colocados também ganharão troféus.

Aniversário da Cidade

No dia 28 de dezembro de 2007 (sexta-feira), Rio Branco vai completar 125 anos. Para a festejar a data, será realizada uma série de atividades que difundem os saberes e fazeres da cidade, despertando o sentimento de amor rio-branquense nos moradores.

As comemorações do aniversário da capital acreana são focadas na história dessa cidade sendo contada por meio da música, pintura, fotografia, esporte, lazer, etc. Participam das atividades diversas gerações que, embora diferentes entre si, são personagens dessa mesma história.

Programação


DIA 27:

16horas – Parque Capitão Ciríaco: Lançamento do Projeto “Musealizando o Seringal” e da Programação do Aniversário da Cidade. Além da Assinatura de Oito Ordens de Serviço de Obras do Projeto Calha Norte, pelo Prefeito Raimundo Angelim.


DIA 28:

8horas - III Corrida Pedestre Infantil de Rio Branco – Largada na Prefeitura do Centro – Chegada no Mercado Velho.

9horas - Catraiada – Largada no Porto da Gameleira – Chegada na Passarela Joaquim Macedo.

9h30min – Mercado Velho - Assinatura do Projeto de Lei Volta da Empreza, pelo Prefeito Raimundo Angelim e Vereador Jonas Costa.

15horas – Abertura dos Portões do Estádio Arena da Floresta para:
16horas - Torneio da Imprensa; 18h15min – Disputa pela Taça da Integração – Nauas Esporte Clube x Rio Branco Futebol Clube. 20horas – Premiação

17horas – Apresentação do Espetáculo Teatral “Manuela e o Boto”, do grupo Vivarte, no Mercado Velho.

18horas – Apresentação Musical da Banda da Polícia Militar, no Mercado Velho.

18horas - III Concurso de Pintura em Tela “As Cores da Cidade” – Vernissage da exposição das obras, divulgação dos resultados e premiação, no Mercado Velho.

19horas - Show da Cidade – Mercado Velho - Apresentação de diversas manifestações populares que retratam a cultura rio-branquense encerrando a programação.



A comemoração do Aniversário da Cidade é realizada pela Prefeitura de Rio Branco, via Fundação Garibaldi Brasil. O patrocínio é do Colégio Meta e Banco do Brasil.

Nenhum comentário: